Quarta-feira, 18 de abril de 2012 - 20h03
A limitação do percentual do salário que poderá ser comprometido com o pagamento de empréstimo consignado em folha, para os servidores efetivos da Assembleia Legislativa, foi aprovada pelos deputados estaduais, por unanimidade, na sessão da última terça-feira (17). A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora.
“Sem controle, muitos servidores acabam se endividando de forma que compromete toda a sua renda. Com isso, ele fica sem dinheiro para custear as outras despesas e acaba enfrentando sérios problemas para sustentar a sua família”, disse o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD).
Com a nova lei complementar aprovada, os servidores só poderão contratar empréstimos com o prazo máximo de 60 meses para pagamento. No caso de consignações relativas à aquisição de imóvel residencial, o prazo máximo de contratação será de 360 meses.
Outra mudança aprovada foi que a soma mensal das consignações facultativas não poderá exceder ao equivalente a 30% do total da remuneração mensal pelo exercício de cargo efetivo.
“É um direito do servidor ter acesso ao crédito consignado. O que estamos fazendo é regulamentando o processo, como forma de resguardar a saúde financeira dos trabalhadores”, completou Hermínio.
Segundo o deputado, limitar o período de pagamento do empréstimo e o comprometimento da renda, dão mais segurança aos servidores. “Isso vai acabar com esse sufoco dos servidores, espetados com empréstimos em cima de empréstimos”, finalizou.
Fonte: ALE/RO
Em Brasília, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil/RO) fez questão de participar, ainda que remotamente, da audiência pública promovida p
Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados
Em uma vitória expressiva para a transparência e o combate à corrupção, o Congresso Nacional leu oficialmente nesta terça-feira (17) o requerimento
Os deputados estaduais de Rondônia aprovaram, durante a sessão de terça-feira (17), o Projeto de Lei 888/2025, que autoriza o Poder Executivo a abri
Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia, na sessão plenária de terça-feira (17) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de autoria do vice-presidente