Sexta-feira, 30 de março de 2012 - 05h47
O deputado Jesualdo Pires (PSB), em discurso proferido da tribuna da Assembleia Legislativa na manhã de ontem, quinta-feira (29), enfatizou a situação de calamidade apresentada pelo Hospital João Paulo II, de Porto Velho. Na ocasião, diversos deputados o apartearam e colocaram seus posicionamentos, acreditando que é chegado o momento de se olhar com maior atenção para o setor.
No entendimento do deputado Jesualdo Pires, a saúde pública chegou ao “fundo do poço”. Já o deputado Adelino Follador (DEM) comparou o hospital ao campo de concentração da era nazista, enquanto que o deputado Eurípedes Lebrão (PTN) criticou a falta de um hospital municipal. O deputado Ribamar Araujo, de forma enfática, cobrou a demissão do diretor do João Paulo II. A deputada Ana da Oito (PT do B) denunciou o estrangulamento do Hospital Infantil Cosme e Damião.
A série de pronunciamentos começou com o discurso do deputado Jesualdo Pires reportando-se sobre o vídeo divulgado em vários sites, de um paciente jogado próximo ao necrotério do Hospital João Paulo II e que saiam lavras de sua boca. “A saúde pública chegou mesmo num estágio degradante, no fundo do poço. Não tem como ficar pior. A Assembleia Legislativa tem feito a sua parte, aprovando todos os projetos encaminhados pelo Governo. É de se lamentar, pois o governador ao assumir prometia em 120 resolver esta questão, mas transcorrido mais de um ano, só piorou a situação. Também vale salientar a prática de vários prefeitos que empurram pacientes para Porto Velho. Cobro ainda e denuncio a irresponsabilidade da Prefeitura de Porto Velho, ao não assumir suas responsabilidades, pois aqui é a única capital do país que não conta com um hospital municipal”, disse.
O deputado Eurípedes Lebrão disse que o vídeo envergonhou o Estado, e demonstra mais uma vez o estado deplorável da unidade hospitalar, que pode ser comparado a um campo de concentração da era nazista. “Mas é uma vergonha não contarmos com um hospital municipal em Porto Velho”, complementou.
Na seqüência discursou o deputado Adelino Follador criticando algumas prefeituras do interior, e defendendo a transferência apenas de pacientes de casos de alta complexidade. Ele disse ser preciso apurar quem trouxe o paciente mostrado no vídeo, pois não era caso de ser internado no João Paulo.
A deputada Ana da Oito disse que apesar da enorme estrutura do Hospital Regional de Cacoal, pacientes estão sendo enviados para Porto Velho. Ela denunciou o estrangulamento no atendimento do Hospital Infantil Cosme e Damião e a falta de equipamentos para cirurgias no Hospital de Base Ary Pinheiro.
O último aparte foi do deputado Ribamar Araújo. Segundo ele está faltando comando, o problema é de gestão no Hospital João Paulo II. Ribamar também solicitou do governador Confúcio Moura a demissão imediata do diretor daquela unidade hospitalar filmado recentemente surtado e com fortes suspeitas de se encontrar drogado.
Fonte: ALE/RO
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à