Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA NESTA SEGUNDA-FEIRA


 CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA NESTA SEGUNDA-FEIRA - Gente de Opinião


Frase do Dia:

 

“Na prática, é uma conta que se faz para saber como serão aplicados os impostos que, antes de recolhidos, já foram gastos.” – Josias de Souza, explicando o que é orçamento

 

 


 

CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA NESTA SEGUNDA-FEIRA - Gente de Opinião01-Boas novas

Do blog do Confúcio, dois momentos mágicos que me deixaram cheio de esperanças ainda que como sempre – em razão da tal da esperança ser a última – moribundo. Não posso precisar, mas acredito que pela primeira vez a palavra mágica que pode mudar os rumos da educação foi pronunciada como tendo jeito de proposta. Será que Mangabeira Unger soprou suas oiças? O outro momento é mais um vez na educação e reflete o espírito conservador confuciano de buscar fora o que deu certo para evitar erros: “Sobre a nossa Educacão. Fraquinha nas pernas quase escorada na muleta. Ensino médio pra lá de Bagdá. Emerge do centro da terra uma força de vulcão. Goiás foi buscar adversário para reger sua orquestra educacional - Flávio Peixoto. Quer metas de desempenho. Quer resultados na ponta do lápis.” Avia moço, sebo nas canelas.    

CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA NESTA SEGUNDA-FEIRA - Gente de Opinião02-Campeões de audiência

Segunda feira 8 da manha o Tribunal de Justiça vai ouvir o que deve estar na ponta da língua dos crápulas da Operação Termópilas ligados a Valter Araújo. Claro que parte substancial já foi parar na papelada que guarda a delação premiada. Valter Araújo que deveria fazer parte ficará de fora por se encontrar foragido da justiça, em local incerto e não sabido. O Batista que não havia sido listado para a sabatina continua em local certo e conhecido: o xilindró. E enquanto seus sócios de malandragem abrem o bico para o juiz, Batista vai ao segundo dos sete círculos do inferno para abrir o bico, mas noutra situação. Não deixe de comparecer para ver com a cadeia amacia carne do pescoço. Fica todo mundo de cabeça baixa na frente do “capa preta”.

Gente de Opinião03-Entregando o jogo...

Essa tal delação premiada funciona. Quando aperta o cara se lembra de coisa da fase uterina e só com o padecer da cadeia. Antes, porém tem o período de jejum e abstinência. Jejum de notícias e abstinência de visitas. É quando o filho chora e a mãe não vê. Sozinho no silêncio de todas as horas, o cristão implora por xingamento ou interrogatório apenas para quebrar sua monotonia. E aí vem aquela conversa de que “sua pena pode ser reduzida”. É nesse segundo círculo dos sete que compõem o inferno, que a vontade de qualquer um se aquebranta, que o futuro vira presente, visível e que nada mais importa. Depois dele são só mais cinco infernos.   

 

 

Gente de Opinião


04-OS’s na mira do Conselho de Saúde

Raimundinho é osso duro de roer e quando encasqueta com uma coisa se aferra à sua idéia e para demovê-lo é difícil. À frente do Conselho Estadual de Saúde Raimundo que tem a vivência sindical e gosta da luta posicionou-se contra as OS’s por uma série de motivos, sendo um deles sua ojeriza pela terceirização. Esta semana no Rede de Opiniões, Raimundinho abriu sua caixa de ferramentas e espalhou pelo chão. Por onde passou Raimundinho deixou a marca, não deu mole e não deixou barato. Para quem gosta de meteorologia política, a entrevista está aqui e o Raimundo já deixa o céu pretinho bem antes de chover. Tempo ruim. Quem sobreviver verá.
 

 

05-Cambuquirando

Parei de fazer as contas desde a primeira leva e depois de me convencer que não existe nada mais provisório em Rondônia que a equipe de secretários do governo Confúcio. Cambuquira, ou se preferem, Vicente Moura, o engavetador geral de processos para pagamento, concluiu a queda que durou exatamente doze meses. Das duas uma: ou Cambuquira era leve demais para chegar ao chão e veio planando ou pesado demais para ser removido. Para quem gosta sonhar com mistérios, sua saída nada tem a ver com maçonaria e bode preto. A coisa é mais familiar e se não me fiz entender, quem tirou o Moura tem a bateria – Moura claro – bem carrregada.     

CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA NESTA SEGUNDA-FEIRA - Gente de Opinião06-Vale tudo cifrado

De olho nouma cadeira do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, duas figuras do governo Confúcio Moura se movem com muito cuidado para não turvar a água. Um deles tem cargo de secretário e uma poderosa organização a apoiá-lo. O outro não tem cargo de secretário mas, é como se tivesse. Um tem a força do próprio governo para empurrá-lo e o outro tem gente no TCE que se esforça para puxá-lo. Ou seja, para o cargo de conselheiro têm de sobra aquilo que o cargo exige: um baita pistolão, QI – quem indica – além do que vale menos mas está no papel: reputação ilibada, notório saber jurídico, conhecimentos sobre economia, finanças, contabilidade e administração pública. Como está, a vaga vai ficar entre aqueles que têm MBA.


 

Gente de Opinião07-Gravações telefônicas

O mestre Sergio Pires diz que perdemos a privacidade e nos tornamos públicos. Digo mais, os que são públicos podem ficar bem mais públicos. No curso das investigações da Operação Termópilas há gravações de conversas, fatos e fotos que não virão a público por não se ligarem ao objetivo da investigação – desvio de dinheiro da saúde – mas que revelam facetas bem interessantes. Muita coisa ocorrida nas greves da polícia ou na história das caçambas foram registradas, inclusive com os locais onde foram feitas as reuniões, quem participou delas e até quem não participou quando deveria por dever de ofício. Cara... Tem coisa do arco da velha.

CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA NESTA SEGUNDA-FEIRA - Gente de Opinião08-Guerra de togas I

Danou-se. Não dá para fazer de conta que ele não está ali no meio da sala nem empurrar para baixo do tapete. É grande demais. Afinal, 3.426 juízes e servidores do Judiciário fizeram em dez anos, movimentações de dinheiro “atípicas”, num total de R$ 855 milhões. Os ministros do STF que querem por o cabresto no CNJ querem do presidente do Tribunal, ministro Peluso, uma reunião fechada antes da sessão sobre o tema, para alinhar posições e não expor a fratura que existe. Esconder ou disfarçar o monstrengo atípico via atuação atípica do Supremo é o mesmo que tentar fazer sumir da paisagem o Cristo Redentor no Rio ou o Aeroporto de Congonhas em São Paulo? E aí não é mais questão de direito ou justiça: é prestidigitação para dizer o mínimo.

Gente de Opinião09-Guerra das togas II

Como tudo que é ruim pode piorar, o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous pediu explicação para a movimentação financeira de R$ 282,9 milhões feita por um juiz ou servidor do TRT-RJ. "Diante das informações da imprensa sobre o relatório do Coaf, requeremos que o tribunal informe quem é a pessoa e qual a proveniência desses recursos. O tribunal tem como conseguir esses dados, caso não os tenha. Os indícios são muitos. Os juízes, a associação dos magistrados em vez de clamar por sigilo deveria clamar por publicidade, (...) mostrar que não têm nada a temer, mostrar que sua movimentação mesmo atípica, foi regular.” Isso não tem nada a ver com direito e justiça minha gente. Considerando que o produto ainda que não seja prova dos autos existe, que tem cor amarronzada, consistência amorfa e pastosa, odor forte e típico, sou levado a crer que, data vênia e s.m.j., parece mais com (*)erda de juiz ou servidor!


 

CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA NESTA SEGUNDA-FEIRA - Gente de Opinião10-Três perguntas cretinas

Quem pode obrigar mototaxistas a ligarem o moto-velocímetro, a PM, a Prefeitura, o Procon, o bispo, o DNIT, o Senado, o MP, o IPTU, o Banco Central o “seo” Kimzinho da Coréia do Norte ou nenhuma das sugestões anteriores? E do jeito que vai, com o governador Confúcio Moura nomeando tantos delegados para outras funções – até como Ouvidor da Sesau – não vai faltar delegado para fazer a segurança pública, tocar as delegacias, fazer inquéritos, essas coisas?  O velho amigo de infância do governador, Vicente Cambuquira saiu do cargo mas segundo um site de notícias, o homem continua forte e vai ficar na Ouvidoria do Estado. Não seria melhor criar apenas para ele uma Faladoria coisa que estaria bem mais a seu estilo?  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Política & Murupi - Adivinhando o passado

Política & Murupi - Adivinhando o passado

As rendeiras e pitonisas de ocasião estão mexendo seus bilros e metendo a faca no tronco da bananeira para descobrir o nome que vai “tomar de conta”

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Segue firme a lacração de seres masculinos e femininos contra a médica que sofreu agressões do filho do Sêo Lule, que nada tem com o comportamento d

Política & Murupi: se a moda pega, a operação dominó-RO terá releitura

Política & Murupi: se a moda pega, a operação dominó-RO terá releitura

1.1-O novo mapa mundi, a arte do Pork-Man e a ex-quadratura da terra Até o IBGE, o insuspeito, entrou para o mundo fake com o “mapa mundi” em que a

Política & Murupi - Somos um país de poucos heróis e muitos ídolos

Política & Murupi - Somos um país de poucos heróis e muitos ídolos

01-No meu leito de convalescente tentava me inteirar da mais recente refrega alexandrina quando fui catapultado para outros momentos da vida brasile

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)