Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Rondônia não entra na pesquisa nacional que aponta 49 mortes em assaltos de bancos em 2011


Pesquisa nacional mostra que 49 pessoas foram assassinadas em assaltos envolvendo bancos em 2011, uma média de quatro vítimas fatais por mês, o que representa um aumento de 113,04% em relação a 2010, quando foram registradas 23 mortes. O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), com base em notícias da imprensa e apoio técnico do Dieese.

São Paulo (16), Rio de Janeiro (9), Goiás (4), Paraná (4) e Rio Grande do Sul (4) foram os estados com o maior número de casos. A principal ocorrência foi o crime de "saidinha de banco", que provocou 32 mortes. Já a maioria das vítimas foram clientes (30), seguido de vigilantes (8) e policiais (6).

Em Rondônia não houve nenhum caso de morte neste tipo de crime que envolve instituições financeiras. No entanto, o número de assalto a bancos, casas lotéricas e cooperativas de crédito foi considerado assustador para o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO).

De acordo com o presidente do Sindicato, José Pinheiro, mais de 10 assaltos foram realizados a agências bancárias em 2011, a exemplo das agências do Banco do Brasil em Monte Negro e, mais recentemente, em Nova Brasilândia, e a agência do Bradesco em Buritis, só para citar alguns exemplos.

“Somente nos últimos 60 dias tivemos três agencias bancárias assaltadas, uma cooperativa de crédito e os inúmeros casos nas casas lotéricas e postos dos Correios. Isso comprova que há uma forte carência de sistemas de segurança eficazes nestas unidades, o que facilita a ação criminosa” avalia Pinheiro.

O sindicalista volta a destacar que essa ausência de sistemas eficazes de segurança nas casas lotéricas, agências bancárias e cooperativas de crédito comprova o desrespeito com a Lei nº 2.530, de autoria do deputado estadual Hermínio Coelho (Porto Velho), e sancionada pelo governador Confúcio Moura no dia 25 de julho do ano passado.

“Enquanto a lei não for respeitada, estas unidades continuarão sendo alvos fáceis para a ação dos bandidos”, conclui.

Fonte: Rondineli Gonzalez

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PRF em Rondônia, juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar, apreende mais de 130 kg de droga

PRF em Rondônia, juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar, apreende mais de 130 kg de droga

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (04), em conjunto com as Polícias Civil e Militar de Rondônia, apreendeu 132,5 kg de maconha n

PRF em Rondônia apreende mais de 500 quilos de entorpecentes em caminhão

PRF em Rondônia apreende mais de 500 quilos de entorpecentes em caminhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, nesta manhã (05), realizou uma grande apreensão de drogas, na BR-364, km 1, em Vilhena. Após dar ord

Seis pessoas são presas por furto de energia e receptação de fios durante Operação Fio Desencapado em Porto Velho

Seis pessoas são presas por furto de energia e receptação de fios durante Operação Fio Desencapado em Porto Velho

A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho/RO

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho/RO

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desart

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)