Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 - 14h05
Pesquisa nacional mostra que 49 pessoas foram assassinadas em assaltos envolvendo bancos em 2011, uma média de quatro vítimas fatais por mês, o que representa um aumento de 113,04% em relação a 2010, quando foram registradas 23 mortes. O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), com base em notícias da imprensa e apoio técnico do Dieese.
São Paulo (16), Rio de Janeiro (9), Goiás (4), Paraná (4) e Rio Grande do Sul (4) foram os estados com o maior número de casos. A principal ocorrência foi o crime de "saidinha de banco", que provocou 32 mortes. Já a maioria das vítimas foram clientes (30), seguido de vigilantes (8) e policiais (6).
Em Rondônia não houve nenhum caso de morte neste tipo de crime que envolve instituições financeiras. No entanto, o número de assalto a bancos, casas lotéricas e cooperativas de crédito foi considerado assustador para o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO).
De acordo com o presidente do Sindicato, José Pinheiro, mais de 10 assaltos foram realizados a agências bancárias em 2011, a exemplo das agências do Banco do Brasil em Monte Negro e, mais recentemente, em Nova Brasilândia, e a agência do Bradesco em Buritis, só para citar alguns exemplos.
“Somente nos últimos 60 dias tivemos três agencias bancárias assaltadas, uma cooperativa de crédito e os inúmeros casos nas casas lotéricas e postos dos Correios. Isso comprova que há uma forte carência de sistemas de segurança eficazes nestas unidades, o que facilita a ação criminosa” avalia Pinheiro.
O sindicalista volta a destacar que essa ausência de sistemas eficazes de segurança nas casas lotéricas, agências bancárias e cooperativas de crédito comprova o desrespeito com a Lei nº 2.530, de autoria do deputado estadual Hermínio Coelho (Porto Velho), e sancionada pelo governador Confúcio Moura no dia 25 de julho do ano passado.
“Enquanto a lei não for respeitada, estas unidades continuarão sendo alvos fáceis para a ação dos bandidos”, conclui.
Fonte: Rondineli Gonzalez
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
PRF em Rondônia, juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar, apreende mais de 130 kg de droga
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (04), em conjunto com as Polícias Civil e Militar de Rondônia, apreendeu 132,5 kg de maconha n

PRF em Rondônia apreende mais de 500 quilos de entorpecentes em caminhão
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, nesta manhã (05), realizou uma grande apreensão de drogas, na BR-364, km 1, em Vilhena. Após dar ord

A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desart
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)