Sexta-feira, 21 de outubro de 2011 - 14h10
Para discutir a situação do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon), que hoje possui um rombo em suas contas superior a R$ 2,6 bilhões, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB), recebeu na tarde da última quarta-feira (19), uma comissão de representantes sindicais.
“É uma situação grave, complexa e que precisa de uma solução imediata, para que se corrijam as distorções e se contornem os problemas, evitando que o rombo aumente ainda mais e prejudique os servidores quando do momento de suas aposentadorias”, disse Valter.
Segundo informou o Governo, o rombo foi causado pela falta de repasses das contribuições previdenciárias descontadas dos servidores e a parte patronal devida pelos órgãos, acumuladas no período de 1987 a dezembro de 2010.
Os sindicalistas estão preocupados com a questão, temendo que quando fecharem o tempo de aposentadoria, o Iperon não ter recursos para custear as aposentadorias. “Isso preocupa, pois estamos num momento onde muitos dos servidores estão chegando na hora de aposentar-se e o Instituto corre o risco de não suportar esse volume”, completou Israel Borges.
Valter Araújo ressaltou que a Assembleia faz o repasse do Iperon em dia e está pagando um acordo, relativo ao período de 1994 a 2006. “É importante que o Estado possa estabelecer em Orçamento, um percentual para atender essa demanda do Iperon, sob pena de o débito continuar crescendo e tornando-se cada vez maior e impagável”, observou.
Estavam presentes os presidentes do Sindicato dos Servidores da Saúde de Rondônia (Sindsaúde), Caio Marin, do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores de Rondônia (Singeperon), Anderson Pereira; do Sindicato dos Servidores do Departamento de Estradas de Rodagens (Sinder), Francisco Vicente; do Sindicato dos Servidores da Justiça (Sinjur), Israel Borges, do presidente do Sindicato do Grupo Fisco de Rondônia (Sindifisco/RO), Mauro Roberto e da presidente da Associação das Mulheres dos Policiais e Bombeiros Militares (Assefam), Márcia Costa.
Fonte: ALE/RO
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)