Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

O comando da Seduc, agora nas mãos de Júlio Olivar, vai causar reboliço político


O comando da Seduc, agora nas mãos de Júlio Olivar, vai causar reboliço político - Gente de Opinião


UM ABISMO ENTRE O DISCURSO E A AÇÃO

REAL EM DEFESA DO POVO BRASILEIRO

Não se pode ignorar que, na realidade, no dia a dia, na prática, as coisas funcionam no Brasil muito mais pela boa vontade de algumas pessoas do que pela lógica, pelo comum, pelo correto. Todos os dias denuncia-se graves problemas e, em seguida, lá vem as autoridades avisando que estão tomando as medidas concretas para resolvê-los. Principalmente em cima de factoides, acontecimentos fora do normal, eventos mais sérios, lá vêm aquela catilinária, o mesmo rosário de promessas, as mesmas histórias de que tudo será resolvido com seriedade. As denúncias de corrupção e roubalheira, já se tornaram impressionantes, sem que nada aconteça aos envolvidos. O último caso foi o do desvio de dinheiro, alimentos e apoios às centenas de famílias que perderam tudo, inclusive seus entes queridos, no início do ano, na região serrana do Rio de Janeiro, com as enchentes e deslizamentos. Ou seja, não há solidariedade real e nem preocupação com a tragédia alheia. O que há é gente roubando os miseráveis e abandonados. De novo, autoridades de todos os naipes vão à mídia avisar que os culpados serão punidos exemplarmente. O brasileiro comum, do bem, já ri com ironia quando ouve, vê ou lê essas declarações. Sabe que nada será feita, que ninguém será punido, que o roubo não será recuperado.

Vale para tudo. Para obras anunciadas dezenas de vezes e nunca sequer iniciadas; para operações policiais bem sucedidas, mas que na Hora H não punem ninguém exemplarmente; para leis do trânsito, que nunca servem para punir quem tem dinheiro e bons advogados; para a educação caótica e decadente. A cada dia que passa, os brasileiros perdem ainda mais o pouco de crédito que davam às autoridades chamadas competentes. É o o país em que a propaganda é uma, a ação é outra e os resultados são sempre parecidos: pífios e sem respeito à grande maioria do povo.

 

CONFIRMOU

O deputado federal Lindomar Garçon já colocou as cartas na mesa. É mesmo pré candidato à Prefeitura de Porto Velho no ano que vem. Ele confirmou a pretensão em entrevista ao programa Candelária Debate, que vai ao ar neste sábado, a partir das 13h30. A entrevista na íntegra pode ser assistida em rede estadual pelas emissoras da TV Candelária/Record em todo o Estado. Na região de Porto Velho, também pelo Canal 25, na TV a Cabo.

 

SEM CACHAÇADA

O vereador Elizeu da Silva entrou na briga para proibir a venda de bebidas alcóolicas nos postos de gasolina. Projeto dele já foi aprovado em primeira votação e deve o ser também em segunda. Depois, só faltará a sanção do prefeito Roberto Sobrinho. Jovens que fazem dos postos ponto de encontro para cachaçadas estão indignados.

 

REBULIÇO

O comando da Seduc, agora nas mãos de Júlio Olivar, vai causar reboliço político. A turma do PMDB – com o casal Valdir e Marinha Raupp à frente – não aceita que o cargo seja do PC do B e não do partido que governa. Os dois e muitos outros militantes vão pressionar Confúcio para que o cargo seja de Sueli Aragão, atual secretária adjunta.

 

TUDO MAIS CARO

Continuam os problemas nos aeroportos brasileiros, principalmente naqueles em que o volume de passageiros tem crescido acima das expectativas. O governo está trabalhando na ideia da privatização. Certamente tudo funcionará melhor. O problema será o custo que isso terá para os usuários. Veja-se, por exemplo, o absurdo cobrado nos pedágios, geridos por empresas privadas país afora.

 

ENTRA CASSOL, SAI CASSOL

Três meses e meio é o tempo em que Reditário Cassol, que já esteve no Congresso como deputado federal por Rondônia, assumirá o posto de seu filho, o ex-governador Ivo Cassol no Senado Federal. Ivo fará um pequeno tratamento de saúde e no restante do tempo vai percorrer todo o Estado, reestruturando e querendo fazer crescer seu partido, o PP.

 

DESISTINDO?

Na longa lista de prováveis candidatos à Prefeitura da Capital em 2012, anuncia-se uma baixa. O jovem David Chiquilito, que perdeu duas vezes na Justiça seu mandato de deputado – já tinha perdido outra quando era vereador – está com um pé fora da disputa. Ainda tem ouvido apelos de seus companheiros de Pc do B, mas há indícios de que a desistência seria irreversível.

 

FOI MAL...

Passada a crise da greve dos motoristas e cobradores de ônibus em Porto Velho, ficou noar uma decepção generalizada da população com os mototaxistas, que tanta loutaram para ver sua profissão regulamentada e prometiam prestar um bom serviço a preços módicos. Tudo conversa. Na greve, alguns donos de motos cobravam o dobro do valor de uma corrida, apenas por ganância e oportunismo. Foi mal...

 

LÁ VEM ELES, DE NOVO!

Os vereadores de Porto Velho começam a decidir em breve sobre o aumento no número de cadeiras, das atuais 16 para 19, 21 ou 23. Pelo que se conhece no meio político, certamente o aumento será pelo máximo. Contra todos os interesses da comunidade e da opinião pública. Aliás, como fazem também parlamentares de todos os naipes, quando tratam de resolver seus próprios assuntos.

 

PERGUNTINHA

Será que a ex-senadora Fátima Cleide vai convencer o prefeito Roberto Sobrinho a dar lhe apoio como candidata à Prefeitura em 2012?

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

          Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

          Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)