Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Cavalos-de–tróia tramam implosão do PT na capital



Alvo do chamado fogo amigo e com dois cavalos-tróia instalados na legenda – os deputados José Hermínio e Ribamar Araújo que hoje estão bem mais próximos dos cassolistas de Valter Araújo – o PT pena o próprio inferno. Enciumados por não contarem com o apoio do prefeito Roberto Sobrinho para disputar a prefeitura da capital no ano que vem, os dois parlamentares petistas trabalham para destruir a legenda.Cavalos-de–tróia tramam implosão do PT na capital - Gente de Opinião

Num passado recente, José Hermínio era um “Sobrinhoboy” na Câmara de Vereadores e Ribamar Araújo um devotado secretário da Agricultura na primeira gestão do petista. Rejeitados, as criaturas se voltaram contra seu criador. O pau esta cantando.

Sem se entender, o PT que elegeu o prefeito Roberto Sobrinho em 2004 e reelegeu com quase 60 por cento dos votos em 2008 pode caminhar para um retumbante fracasso nas eleições de 2012. Tudo decorre da briga travada pelas duas alas, com pré-candidatos definidos e que vão brigar nas convenções municipais do ano que vem.

De um lado, o prefeito Roberto Sobrinho conta com a deputada Epifânia Barbosa e o vereador Cládio Carvalho como opções e de outro, despontam os deputados estaduais José Hermínio e Ribamar Araújo, que não teriam apoio do prefeito caso conseguissem passar pelo crivo dos convencionais.

A grande verdade é que o alcaide, alvo de uma recente campanha de denuncias dos cassolistas, agora tem o grupo de Hermínio e Ribamar Araújo no seu pé. E ambos deputados funcionam como verdadeiros cavalos de tróia no objetivo de destruir prefeito e o PT nas eleições do ano que vem.

Na política rondoniense, Roberto Sobrinho esta para o PT como Ivo Cassol esta para o PP. Lembro que mesmo em baixa, na eleição municipal passada em Porto Velho, Cassol teve força para remeter seu ungido Lindomar Garçon para o segundo turno. O mesmo ocorre com Roberto Sobrinho nesta temporada: Ainda que sob uma saraivada de pedradas, o prefeito conta com prestigio para encaminhar seu candidato - e quem quer que seja - para o segundo turno. Mas desunido, o PT não terá força para se garantir num hipotético segundo turno e deve pagar o preço: depois de perder um deputado federal e uma senadora nas eleições de 2010, já existem claros sinais de que a legenda poderá perder o poleiro do Palácio Tancredo Neves.

Mesmo com um nome de consenso – como pode ser Fátima Cleide -, depois de oito anos de administração petista na capital já seria difícil um nome do partido garantir um terceiro mandato. Desunido, então, como se diz no populacho, é entregar o ouro para os bandidos...


 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aliança confirmada, chapa fortalecida e lideranças mobilizadas

Aliança confirmada, chapa fortalecida e lideranças mobilizadas

Avançar e evoluirPerdidas como tábuas de salvação em um mar revolto de más notícias para a vida, os negócios e a estabilidade mundial, há pelo meno

As indefinições dos partidos e Porto Velho sem dois concorrentes fortes

As indefinições dos partidos e Porto Velho sem dois concorrentes fortes

Selo vitoriosoA decisão do comitê gestor do Selo Amazônia de anunciar até maio a norma que vai orientar a certificação de produtos da floresta e ar

Hildon Chaves é um dos candidatos favoritos ao Governo de Rondônia

Hildon Chaves é um dos candidatos favoritos ao Governo de Rondônia

Em defesa da vida As respostas para os problemas da humanidade podem estar em livros religiosos, mas elas não serão aplicadas com más leituras. Mat

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

Com os bons de gogó teremos excelentes debates, a rota 22 vai iniciare bancada feminina cresce

O hoje veio de ontem Há uma diferença enorme entre “governo”, o arranjo eleitoral que leva um grupo de políticos ao topo dos cargos da República, e

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)