Quarta-feira, 15 de junho de 2011 - 17h21
Até o final do próximo ano a Prefeitura de Porto Velho construirá mais de 300 quilômetros de calçadas em toda a cidade. Nesta quarta feira, 15, acompanhado do secretário Israel Xavier, da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), o prefeito esteve na zona Sul da cidade, nas calçadas que estão construídas na rua Geraldo Siqueira, no bairro Caladinho. No local a prefeitura está construindo 60 quilômetros de calçadas com largura de um metro.
O prefeito lembrou que por lei, a obrigação de fazer a calçada é do próprio morador, mas a prefeitura tomou a iniciativa para incentivar a população a se preocupar com o embelezamento da frente de sua casa. “Quem ganha com isso são todos porque passamos a ter uma cidade mais bonita e os portadores de necessidades especiais que passam a ter acessibilidade a esses passeios públicos. A prefeitura está fazendo a parte dela, agora a população tem que colaborar também construindo a outra parte da calçada que ficará faltando”, enfatizou.
Como a intenção é embelezar a frente das casas e urbanizar a cidade, para quem não quer construir a calçada, o prefeito sugeriu a alternativa de se fazer no espaço que falta ser completado para o morador plantar grama ou fazer um jardim para melhorar o aspecto paisagístico do local onde ele reside. “Essa saída é válida também. Mas o que tem que ficar claro é que o morador precisa se preocupar com a frente de sua casa, fazendo limpeza periódica, capinando, cuidando das calçadas que estamos construindo para a melhoria da qualidade de vida da própria população, que passará a ter por onde caminhar sem precisar disputar espaço na rua com carros, motos e bicicleta. Essas calçadas irão melhorar também a fluidez no trânsito”, disse.
Quem não atentar para a exigência da lei será notificado pela prefeitura a construir a calçada e em caso de reincidência, a desobediência pode resultar em até em multa. No entanto, o prefeito Roberto Sobrinho deixou claro que essa não é a meta da prefeitura. “Não é nossa intenção sair multando todo mundo, o que queremos com essa ação é chamar a atenção da população para que ela cuide melhor da sua própria cidade. Por que senão, não vai adiantar nada a prefeitura fazer todo esse investimento se o próprio morador, para quem o benefício está direcionado, não nos ajudar fazendo também a sua parte”, reforçou.
Desde que assumiu a prefeitura, todos os projetos desenvolvidos pelo município voltado a asfaltamento, já são elaborados contemplados, além da pavimentação, a construção de drenagem, sarjetas e meio fio, obras acessórias que contribuem para prolongar a vida útil do asfalto.
Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry
Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ