Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cercco divulga Carta do Povo de Rondônia Contra Corrupção



A leitura da Carta do Povo de Rondônia Contra a Corrupção (AQUI - em PDF), feita pelo promotor de Justiça, Pedro Abi-Eçab, diretor do Centro de Apoio Operacional da Defesa da Probidade do Ministério Público de Rondônia, encerrou, nesta sexta-feira (20), a programação do Rondônia Contra a Corrupção, evento que aconteceu no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.Cercco divulga Carta do Povo de Rondônia Contra Corrupção - Gente de Opinião

Durante três dias, discussões sobre o tema envolveram representantes das 13 instituições públicas de fiscalização e controle que compõem o Comitê Rondônia Contra a Corrupção (Cercco), além de autoridades religiosas e da sociedade civil organizada, objetivando combater a prática desse tipo de crime.

Antes do pronunciamento do promotor Pedro Abi-Eçab, foi feito o lançamento do Cercco pelo seu coordenador executivo, Arildo Oliveira, que é secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) em Rondônia. Ele explicou o que é o comitê e seus objetivos, bem como suas ações. Disse, ainda, que a sociedade tem papel fundamental na fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

Em seguida, foi feito o lançamento do Observatório Social de Porto Velho pelo seu presidente, pastor Eziquiel Messias do Nascimento. Além de divulgar os objetivos e as finalidades do observatório, ele fez um relato de fatos históricos do Brasil, que envolveram atos de corrupção, desde seu descobrimento até os dias atuais.

O evento foi encerrado com a participação do Coral do TCE, “Cantos de Rondônia”, que interpretou as músicas “Feira de Mangaio” (composta por Sivuca) e “Roda Viva” (de autoria de Chico Buarque), finalizando com o Hino de Rondônia.
 

AVALIAÇÃO

O presidente em exercício do TCE, conselheiro Valdivino Crispim de Souza, disse que a criação do Cercco é um avanço para a transparência nos atos relativos à administração pública. “A integração das instituições participantes do comitê permitirá um maior controle dos gastos públicos e, consequentemente, inibirá atos lesivos ao erário”, afirmou Crispim.

O procurador-chefe do Ministério Público Federal em Rondônia, Reginaldo Trindade, disse que esse primeiro evento foi de grande relevância, ressaltando a presença das autoridades que se propuseram a assinar a Carta do Povo Contra a Corrupção: “Esse documento que foi assinado hoje representa um compromisso, que deve ser amplamente divulgado para que se torne um instrumento de prevenção à corrupção.”

O coordenador executivo do Cercco, Arildo Oliveira, disse que o Rondônia Contra a Corrupção consolida o início de uma parceria, firmada há um ano entre as instituições que integram o comitê.

“Nesses três dias de evento, tivemos a presença de autoridades, imprensa e integrantes da igreja, enriquecendo os debates que resultaram na Carta que está sendo assinada e que dá ao Cercco e às instituições que o integram mais responsabilidade e força no combate à corrupção”, finalizou Arildo.

Fonte: TCU.
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)