Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rondônia e o desmatamento


Rondônia e o desmatamento - Gente de Opinião
O Governo Federal acionou o comitê anti-crise. E a crise agora é o desmatamento da Amazônia que está aumentando. Mesmo no período chuvoso o pessoal mete a motossera na mata. Só tem um caminho, ou Rondônia, melhor dizendo o Governo de Rondônia toma atitude verdadeira de governo, ou iremos passar vergonha de novo.

Quando digo passar vergonha significa assistir passivamente, com a cara de tacho, a Polícia Federal entrar no Estado, não dá bola pra ninguém, meter algema no pessoal, sobrevoar floresta e cidades, apavorar todo mundo e nós aqui, na maior humilhação, ficando apenas choramingando lamúrias e desculpas esfarrapadas.

O caso é sério. E o Governo tem que fazer o dever de casa. Por a nossa Policia Ambiental no trecho. Aumentar o efetivo. Agir preventivamente. E tem mais uma – arrumar dinheiro, nem que seja no oco do pau, para legalizar terras, dar documentos, licenciar propriedades, mapear e punir infratores. Rondônia tem que agir como o pai responsável, que corrige o filho, se for o caso põe de castigo, melhor fazer do que mais tarde chorar.

Minha gente, vou fazer a minha parte, a SEDAM assumirá o seu papel verdadeiro. E quem cometer crimes ambientais, desmatando, me desculpem, mas, não será tolerado. Eu sei que estou apenas rugindo agora, mas, vou sair deste estágio inercial para a ação. E trabalhar firme, para que nós, rondonienses, possamos com nossas próprias forças, assumirmos a autoridade e o poder de governar a nós mesmos. Senão, seremos sempre tachados como periféricos e irresponsáveis.

Fonte: Blog do Confúcio


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)