Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Bianco garante candidatodos Democratas em Porto Velho


Bianco garante candidatodos Democratas em Porto Velho - Gente de Opinião 
 

Por Carlos Sperança

Com os Democratas em fase de reformulação, o seu presidente regional, prefeito de Ji-Paraná José Bianco anunciou ontem uma campanha de filiações em todo estado. Também garantiu que a agremiação terá candidatura própria em Porto Velho. “É estratégico para o DEM resgatar espaço na capital e a candidatura do partido será para valer, para ganhar a parada”, arrematou.

Ao contrário de outros estados, onde os Democratas estão perdendo representatividade para o PSD - sigla recém criada pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab - em Rondônia o partido além de não perder quadros está se oxigenando com novas filiações. Na avaliação do dirigente, a desconfiança de que o novo partido não se viabilize a tempo para disputar as eleições municipais do ano que vem inibiu o crescimento da nova legenda, “tanto é verdade que o deputado federal Carlos Magno desistiu da troca e resolveu permanecer no PP”, avalia.

Com os prefeitos de dois pólos regionais importantes – ele em Ji-Paraná e Márcio Raposo em, Ariquemes – a previsão de Bianco é que a legenda tenha avanços nas eleições municipais do ano de 2012.

Ex-governador, Bianco atualmente administra o município de Ji-Paraná, que conta com um dos mais altos índices de abastecimento de água no estado - algo em torno de 90 por cento. Neste momento o município se mobiliza para implantar sua rede de esgoto examinando propostas da Caerd e de empresas privadas.

Ainda sobre sua administração, o prefeito afirmou que se viu obrigado a fazer opção pela saúde no município. “Nós atendemos uma região de 16 municípios e ampliamos o aporte de recursos de 16 para 21 por cento”. Com isso, foram destinados R$ 4 milhões a mais no orçamento, o que seria suficiente para construir um Centro Político Administrativo. “Mas optamos pela saúde, que vem em primeiro lugar”, arremata.

Com relação a Porto Velho, cidade onde sempre foi o político mais votado nas disputas travadas ao Senado e ao governo, José Bianco manifestou sua preocupação com o período pós-usinas. Segundo ele, é necessário se empenhar por um planejamento desde já. “Já tivemos uma mostra com a crise de Jirau do que pode ocorrer, com a queda na arrecadação do ICMS. Não podemos perder tempo”.

No que ser refere ao conflito da Caerd com os prefeitos que brigam pela municipalização dos serviços de água e esgoto, ele propõe que o assunto seja discutido democraticamente em audiências públicas até esgotar. “É algo que precisa ser resolvido com a maior urgência, a maioria dos municípios está padecendo com essa situação”, encerra.

 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025

As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025

Tudo se transformaHá um imenso cemitério de almas virtuais nas nuvens. São pessoas que abandonaram perfis criados nas redes sociais ou que falecera

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)