Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Senador acusa imprensa de bullying



O senador Roberto Requião (PMDB-PR) admitiu nesta terça-feira (26) que “perdeu a paciência” ao arrancar o gravador das mãos de um jornalista no plenário do Senado, após ser questionado sobre a aposentadoria que recebe como ex-governador do Paraná.

Requião disse que se irritou com a insistência das perguntas do repórter Victor Boyadjian, da rádio Bandeirantes. Segundo o senador, havia “nas perguntas doses de provocação, ao estilo CQC ou Pânico”, em referência aos programas de televisão das emissoras Band e Rede TV!, respectivamente.

- Foi quando perdi a paciência e peguei o gravador do repórter. Por que o fiz? Para que ele não editasse a entrevista, não a picotasse, não a desfigurasse. Peguei o gravador, copiei a entrevista e a publiquei na íntegra, em minha página na internet.

Para justificar seu ato, Requião chegou a dizer que a sociedade e os parlamentares sofrem bullying da imprensa brasileira, que ele julga como “absolutamente provocadora e irresponsável”. O senador pretende apresentar um projeto que institua o direito de resposta, dispositivo eliminado depois que o Supremo Tribunal Federal anulou a lei de imprensa, em 2009.

- Estou reapresentando o projeto para garantir à parte que se julgar lesada, acesso rápido aos meios de comunicação para o restabelecimento da verdade. A falta de um instrumento como este tem me deixado e a tantos brasileiros impossibilitados de defesa quando vítimas de informações não verdadeiras.

Requião conversava nesta segunda-feira (25) com um grupo de jornalistas sobre a economia nos gastos públicos, especialmente na Previdência Social, quando Boyadjian perguntou ao senador se ele estaria disposto a abrir mão de sua própria aposentadoria vitalícia, de R$ 24.117,62, em nome da contenção de despesas.

Logo após o episódio, Requião postou em sua página no Twitter uma mensagem em que se refere ao repórter como “provocador”.

- Acabo de ficar com o gravador de um provocador engraçadinho. Numa boa, vou deletá-lo.

Em pronunciamento no plenário na tarde de hoje, Requião negou que houvesse a intenção de censurar a imprensa e chegou a citar a Bíblia.

- Há momentos em que a indignação é uma virtude, em outros, a virtude é a indignação, como foi a do Cristo, ao responder com energia e firmeza aos vendilhões do templo.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também falou durante o pronunciamento de Requião e ponderou que, apesar de respeitar o colega, acredita que sua relação com o jornalista deve ser “recomposta”. Para o petista, “o jornalista estava no seu direito de fazer a pergunta sobre qualquer assunto que seja”.

- Eu não sei exatamente a forma como se deu o episódio, mas que a vossa excelência possa recompor sua relação com o jornalista.

Além de Suplicy, Lobão Filho (PMDB-MA) também registrou aparte ao pronunciamento de Requião. Ele defendeu o colega de partido dizendo que, caso Requião tenha errado, “sua história, sua biografia há de falar mais alto do que esse episódio”.

Fonte: Portal R7

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)