Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Globosat aposta na força de 1 milhão de assinantes PPV



A decisão da Globo de negociar clube a clube é uma estratégia da TV aberta. A Globosat, no momento em que forem colocadas as condições de disputa na TV paga e no modelo de pay-per-view (o que só deve acontecer depois do dia 11), vai avaliar que caminho seguir. A aposta da Globosat é em um modelo já azeitado: a venda de pay-per-view chegou ao pico no ano passado, chegando a 1 milhão de pacotes do canal PFC (onde são exibidos os jogos do pay-per-view), o que significa 14% de penetração sobre a base do canal SporTV (onde passam os jogos na janela "TV paga"). Como comparação, a DirecTV, nos EUA, com cerca de 15 milhões de assinantes, tem 3% de penetração do pacote da NFL, a liga de Futebol Americano (cerca de 440 mil assinantes).

O pay-per-view da Globosat cresceu consistentemente no ano passado em todas as operadoras que distribuem o PFC, com destaque para Sky, Via Embratel, Net e Telefônica. Além disso, a Globosat desenvolveu um know-how de transmissão de todas as partidas e tem isso coordenado com todas as operadoras, modelo que dificilmente seria reproduzido da mesma maneira com alguma outra programadora. O modelo de negócio para os operadores, se não é visto por eles como o mais lucrativo, também está consolidado, com um revenue share de quase sempre 20/80, ou seja, 20% para o operador e 80% para a programadora e para os clubes, e é fator de forte fidelização dos assinantes. Por esse modelo, quanto mais cresce o pay-per-view, mais cresce a receita dos clubes.

Outro fator que de certa forma amarra mais a Globosat aos clubes é que ela tem, com eles, um acordo de transmissão também dos campeonatos estaduais, que entram na oferta de pay-per-view do PFC junto ao Brasileirão. Esse acordo nos estaduais vai até 2015. Na hipótese de a Globosat não ter mais o Campeonato Brasileiro, o resultado da venda do pacote pay-per-view dos estaduais certamente será afetado.

Mas a Globosat também tem preocupações em relação aos novos rumos que as negociações podem tomar. A sinalização de que será o Clube dos 13 o responsável por gerar as imagens dos jogos é vista com desconfiança, já que o desafio logístico e técnico de transmitir todas as partidas, como acontece hoje, é algo que a própria Globosat só conseguiu resolver completamente ao longo de vários anos e com investimentos expressivoS.

Fonte: Teletime

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

Integrantes da delegação esportiva do Estado de Rondônia, composta por 49 atletas e um técnico, receberam incentivo do Governo de Rondônia para part

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Com expectativa de reunir um grande número de competidores, estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Pesca Esportiva de Ji-Paraná. O evento

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

A Jirau Energia realizou, no último sábado (13/04), a doação de uniformes e kit completo de material esportivo para a Escolinha de Futebol Raízes de

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Terminou no último final de semana a II Edição do Torneio Sub-19 1ª. e 2ª. divisão realizado pela Federação Rondoniense de Voleibol (FRV), realizado

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)