Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Construção da Ponte binacional é debatida durante reunião



Uma reunião ocorrida na tarde de terça-feira(22/02) na Embaixada da Bolívia, em Brasília serviu para discutir a execução de vários projetos de integração entre o Brasil e o país vizinho, com destaque para a construção da ponte Binacional, Usinas hidrelétricas(uma nacional e outra binacional), além de outras ações nas áreas da saúde e educação.

A reunião agendada pelo senador Valdir Raupp e deputada Marinha Raupp com o embaixador José Alberto contou também com as presenças do prefeito Atalíbio Pegorini, políticos bolivianos, representantes da Associação Comercial e Industrial; do Sindicato dos Engenheiros do estado de Rondônia e do Conselho Federal dos Engenheiros e Arquitetos(CONFEA).

Durante o encontro o senador Valdir Raupp voltou a defender os projetos de integração entre os dois países, a exemplo da construção da ponte internacional sobre o Rio Mamoré já que Brasil e Bolívia mantêm “laços seculares de solidariedade e cooperação”. Ele pediu ao embaixador que informasse ao governo boliviano a importância que a ponte tem para o comércio entre os dois países.

A deputada Marinha Raupp se colocou à disposição da Embaixada para a defesa em torno dos projetos de cooperação bilateral como forma de melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Guajará Mirim e de Guayaramerin, do lado boliviano. Pediu o apoio para os programas sociais que o prefeito de Guajará-Mirim executa na cidade e que são de interesse das comunidades duas cidades fronteiriças. Afirmou que vai defender a implantação de um campus da Universidade Latino-Americana(UNILA), em Guajará-Mirim como forma de expandir o intercambio cultural entre os dois países.

O prefeito Atalíbio e o presidente da Associação Comercial, Márcio Badra, elogiaram a atuação do senador e da deputada nos projetos de interesse da Bolívia e do Brasil, a exemplo da construção da ponte binacional que está em vias de ser licitada. O presidente do Sindicato dos Engenheiros, Jorge Luis, também destacou o trabalho do senador e da deputada em prol do desenvolvimento regional, Um outro que falou foi o secretário geral do Consórcio Binacional, Cícero Noronha, que enalteceu o encontro e esclareceu como a comunidade da região está se organizando para os projetos entre os dois países.

Ao final do encontro, o embaixador boliviano demonstrou interesse na execução dos projetos de integração, e afirmou que vai comunicar ao presidente Evo Morales a movimentação política que há entre os dois países visando corrigir os problemas existentes na região fronteiriça. Também prestigiaram a reunião políticos bolivianos (equivalentes a vereadores no Brasil), o secretário de Planejamento de Guajará-Mirim, Sidney Silva e o diretor do CONFEA, Maurício Garcia .

Fonte: Ribamar Rodrigues

 

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)