Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeito de Porto Velho deverá decretar situação de Alerta


 
O nível das águas do rio Madeira em Porto Velho, deverá atingir hoje, segunda- feira, 21, 15 metros, esta é a medida limite para que o prefeito decrete Situação de Alerta. Este é um ato realizado todos os anos, através da orientação da coordenação municipal de Defesa Civil (CMDC), que acompanha diuturnamente o volume das águas do rio Madeira. Na sexta-feira, 18, a régua milimétrica, que faz a leitura da medida do nível do rio, marcava 14 metros e 31 centíPrefeito de Porto Velho deverá decretar situação de Alerta - Gente de Opiniãometros. Segundo estas leituras diárias, o nível está subindo em média, cerca de 15 centímetros.

“Está tudo dentro da normalidade, não se trata de enchente, e sim do fenômeno natural do rio Madeira que neste período sobe em um ritmo constante, e não tem comunidades em risco e nem casas alagadas. O prefeito Roberto Sobrinho será comunicado assim que o nível chegar nos 15 metros, que é um número padrão, então ele decretará a Situação de Alerta”, explicou o coordenador da CMDC, Cel. Reinaldo Silva.

Com a Situação de Alerta decretada, entra em vigor o Plano de Contingência Municipal, que aciona automaticamente todas as secretarias municipais para ficarem de prontidão com relação às comunidades do rio Madeira. As secretarias que ficam mais à frente desta ação junto com a CMDC, são as de Assistência Social (Semas); de Saúde (Semusa); de Serviços Básicos (Semusb); de Obras (Semob), de Educação (Semed); de Transportes e Trânsito (Semtran) e o gabinete do prefeito.

 

Padrão Anual

Todos os anos, de janeiro a março, o rio Madeira alcança os 15 metros. Conforme medições da CMDC, as medidas feitas através do fluviômetro, o nível chegou aos 15 metros em 2007, no mês de março; em 2008, em fevereiro, em 2009 e 2010, em março e agora em 2011, em fevereiro. A próxima etapa da Situação de Alerta é a Situação de Emergência, mas Reinaldo afirma, que “não há este risco em nossa cidade com relação ao rio Madeira. Recebemos uma visita da Defesa Civil Nacional que analisou a região e concluiu que a Situação de Emergência não cabe em nossa realidade”, explicou.

A Situação de Emergência é reconhecida quando há uma grande destruição de residências e patrimônios, como os ocorridos recentemente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Fonte: Fabrícius Bariani / foto: Quintela

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)