Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

EUA resolve o Caso da Marinheira brasileira Graciela Saraiva



Final feliz para a “Sailor” Graciela Falqueto Saraiva, jovem brasileira naturalizada Americana, servindo à “US Navy”. Expulsa com desonra em 6 de Maio de 2010 sob a equivocada acusação de uso abusivo de droga, Graciela suportou, com indômita altivez e força de quem se sabe inocente, longos meses de agonia pela injustiça sofrida, alimentando-se da esperança de que a verdade viesse a lume, como finalmente veio.

Sem conformar-se com o infame veredicto, a família se engajou em sEUA resolve o Caso da Marinheira brasileira Graciela Saraiva - Gente de Opiniãoua luta, buscando a solidariedade e o apoio concreto de amigos e autoridades de ambos os países, Brasil e Estados Unidos, sobretudo da imprensa brasileira onde militam jornalistas sensíveis e solidários, empenhados no combate às injustiças, venham de onde vierem, os quais se sentiram afetados pelo seu drama.

Surpresivamente, o Oficial Executivo do Centro Operacional da “NAVY” em Baltimore, a LCDR Cherryl Hawthome, informou ontem  que, à vista de nova documentação recebida, esclarecedora dos fatos, o Comando Naval revogara o ato de expulsão da Graciela e ao mesmo tempo enviava os formulários para a devida retificação de seus registros militares, a restituição das condecorações, e a oferta da assistência necessária à sua reincorporação, restabelecendo-se o “status quo ante”. Ela se apresentará ao Comando próxima terça-feira, dia 8.

Graciela reagiu à notícia com choro de alegria, indicadores de que a tensão de meses ia-se embora pelos olhos e lhe fazia pulsar mais forte o coração. Finalmente voltará a vestir com orgulho uniforme e voltará ao  serviço da Marinha dos EUA  seu País adotivo, orgulhosa da solidariedade dos que não compactuaram com a injustiça, apesar  apesar da despresível inércia da diplomacia brasileira.

Sobre o abandono da brasileira noticiado no Informe JB pelo jornalista Leandro Mazzini em 05/02/2011, desconhecemos o motivo da não entrega da carta enviada pela familia Saraiva à Presidente Dilma, aos cuidados da Embaixada do Brasil em Washington (cujo recebimento legivel do fax nos foi confirmado pela Secretaria do Embaixador), bem como a falta de interesse de agir na intercessão solicitada (não intromissão ou ingerencia)  junto ao governo Americano, tenha sido proposital, ignorando um dos fundamentos da República Federativa do Brasil que obriga o Estado repelir, protestar e combater de forma veemente afrontas cometidas contra direitos básicos e fundamentais de qualquer pessoa (art.1o, inc III).

Coincidentemente,  Samuel Saraiva,  o pai da Graciela, foi o autor de duas propostas legislativas que tramitam no Congresso apresentadas na Câmara pelo Deputado Manoel Júnior (PMBD-PB).  O PLP 559/2010, dispondo sobre ampliação das atuais diretrizes do MRE para maior assistência a brasileiros no exterior (a qual o MRE foi contra) e a PEC 436/2009, assegurando representação política para a diáspora pelo sistema proporcional. Saraiva tambem causou indignação no MRE algum tempo atrás ao solicitar ao Presidente Lula, a suspensão do Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior-  CRBE alegando desperdício de dinheiro público, uma vez que o parlamento brasileiro discute a representação política.

Dificil entender a lógica da diplomacia brasileira: quando se trata de defender estrangeiros mundo afora (caso Battisti é o mais recente), além de regimes totalitaristas, a fala do Itamaraty é firme e forte, mas, num caso como o presente, silêncio total. Por que dois pesos, duas medidas?

Graciela, seus pais, a irmã Priscila, e os amigos que  participaram da dor e tristeza de ontem, desejam registrar aqui imorredoura gratidão aos que foram decisivos para a vitória cabal contra a injustiça que sofreu, desejando registrar os nomes — lamentando não haver espaço para todos — da influente Senadora Barbara Mikulski (Democrata-MD), dos Senadores Brasileiros Acir Gurgaz (Líder do PDT no Senado), Fátima Cleide (PT-RO), Deputado Federal Manoel Júnior (PMDB-PB), ex-Deputado Isaac Newton Pessoa (RO) e, por último, mas igualmente importantes, dos JORNALISTAS Cláudio Dantas Siqueira e Solange Azevedo (Revista IstoÉ Independente), Leandro Mazzini (Informe JB), Rayssa Tomaz (Jornal de Brasília),Luigi Sofio, (TV Globo NY), Felipe Salles (ALIDE), Carlos Sperança, Montezuma Cruz, Chico Lemos (Site Gente de Opinião-RO) e Francisco Araújo (Agência Amazônia de Notícias).

Washington DC., 05/02/2011

Fonte: Samuel Saraiva
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Frases revelam ausência de sabedoria e maturidade

Frases revelam ausência de sabedoria e maturidade

É possível aferir a maturidade ou sabedoria de alguém apenas pelas suas palavras, defende Isabel W. Cabrera, doutora em Psicologia Social. As frases

Um “quarto poder” tão ineficiente e corrupto quanto os “três poderes” do Estado

Um “quarto poder” tão ineficiente e corrupto quanto os “três poderes” do Estado

Podemos constatar o quão distante a humanidade está do estágio desejado de consciência quando observamos profissionais do jornalismo, com a respons

Utopia e loucura maculam a dignidade humana

Utopia e loucura maculam a dignidade humana

Desde tenra idade, crianças são formatadas pela cultura na qual nascem, doutrinadas sobre a existência de um Deus poderoso, bondoso, justo, implacá

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)