Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 14/01/11


 Primeira Mão - 14/01/11  - Gente de Opinião

 
DONOS DE VAGAS NO CENTRO TAMBÉM
TÊM QUE PERDER AS SUAS MORDOMIAS 

Claro que há os que não gostam e vão protestar. Mas as pessoas que imaginam uma cidade melhor, mais organizada, sem a baderna que se transformou o trânsito de Porto Velho, certamente vão apoiar a decisão da Secretaria Municipal de Trânsito de, finalmente, começar a usar a lei para tirar das ruas quem não a respeita. As placas de sinalização, solenemente ignoradas por uma maioria de motoristas, têm servido apenas como decoração. Poucos as respeitam. Na avenida Jatuarana, é como se não existissem. Agora, com multa e guincho, certamente os motoristas que se acham donos das ruas e da cidade, ao menos compreenderão que a lei chegou. O que se espera a partir dessa decisão da Prefeitura é que a lei seja aplicada de forma igualitária. Que os donos das vagas de estacionamento no centro da cidade – tanto na avenida Sete de Setembro como ruas próximas – sejam comunicados de que o local não lhes pertence. É público. Funcionários de bancos, lojas, donos de escritórios – entre outros “proprietários” – se adonaram das vagas. Colocam seus carros de manhã, quando chegam para trabalhar e só os retiram quando vão para casa dormir. Os outros que se danem. As lojas que fechem, porque os clientes não vão comprar numa área dominada pelos que tomaram conta das vagas. Desde que eles continuem no bem bom, o resto não importa.

A implantação do estacionamento rotativo na área central é uma necessidade obrigatória e urgente. Sem isso, a tendência é que o centro comercial da melhor área da Capital se transforme num grande estacionamento gratuito para os de sempre. E que os clientes desapareçam, procurando o shopping ou outros locais onde tenham direito igual de estacionar seus carros enquanto vão às compras. Está na hora de decidirmos se queremos uma cidade para todos também no trânsito ou se vamos continuar mantendo mordomias só para alguns.

 

BATEU FORTE

“O pior concorrente para quem deseja trabalhar correto é um Estado relaxado, que dá espaço para a ilegalidade prosperar”. A frase é do governador Confúcio Moura, em seu blog, fazendo duras críticas contra a forma de atuar da Secretaria do Meio Ambiente, a Sedam. Ele avisa que vai mudar tudo e inclusive fechar postos em locais desnecessários. Não poupou cacetadas na Sedam.

 

NEM SÓ A NET

Assessores de Confúcio negam que ele tenha se afastado da imprensa e só viva em função de seu blog e de outros meios das redes sociais. Eles têm alguma razão. Desde a posse, o governador já concedeu uma dezena de entrevistas à emissoras de TV, à rádios e jornais. Recebeu a todos que o procuraram para falar. Fica o registro.

 

GRUPOS POLÍTICOS

Os grupos políticos, recém terminada a eleição de 2010, ainda estão se formando. Há o maior do momento, liderado pelo PMDB de Confúcio Moura e Valdir Raupp. E há o segundo, comandado por Ivo Cassol e João Cahulla. Falta ainda o PT definir seus rumos. Com a Presidência por mais um mandato, os petistas rondonienses estão perdendo espaço com rusgas internas.

 

NA VITRINE

Das maiores lideranças petistas do Estado, só Roberto Sobrinho e o quase ex-deputado federal Anselmo de Jesus, que será secretário da Agricultura no novo governo, estão na vitrine. O presidente regional Eduardo Valverde e a senadora Fátima Cleide, que fica sem mandato dentro de alguns dias, ainda estão sem rumo. E sem poder. Não há pistas sobre se os dois serão aproveitados em algum cargo federal pela presidente Dilma Rousseff.

 

NA ALIANÇA

O PDT, cuja maior liderança é o senador Acir Gurgacz, tem a vice-governadoria, com Airton Gurgacz. Comanda o Detran, uma máquina de fazer dinheiro, mas conseguiu ainda pouco espaço –além desse – no governo.  Acir não falou ainda sobre o assunto, mas ao que tudo indica, os pedetistas continuarão firmes na aliança vitoriosa de novembro.

 

RACHÃO

E o PSDB? Até a eleição passada, tinha ainda alguma perspectiva, quando Expedito Júnior disparou na preferência do eleitorado na primeira fase da campanha. Depois, com tudo o que ocorreu, ele acabou sendo prejudicado por decisões da Justiça Eleitoral e ficou para trás. Além disso, o partido terminou rachado. Parte ficou com Cahulla, parte com Confúcio.

 

SÓ DOIS

Não se sabe qual o futuro dos tucanos. A tendência é que o partido se esvazie de lideranças. Ficarão nele o jovem deputado Jean Oliveira e a jovem vereadora Mariana Carvalho. Afora os dois, muito pouco em termos de chances eleitorais permanecerão no partido.  

 

VAI APOIAR

Jean Oliveira, por exemplo, que teve votos nos 52 municípios do Estado e será o mais jovem deputado na próxima legislatura, esteve ao lado de Confúcio na campanha ao governo. E já avisou que não fará oposição ao novo governo. Ou seja, terá independência em relação ao comando partidário, que gostaria de marca posição contra Confúcio.

 

MELANCIAS

Nesse emaranhado de partidos, quem pode crescer ainda? Certamente o PC do B, que terá um deputado e vários cargos importantes no governo do Estado. E o PR, agora sob o comando de Miguel de Souza, que pode cooptar muitos descontentes de vários partidos. A gíria diz que as melancias ainda não se acomodaram no caminhão. Vale o mesmo para a política rondoniense.    


Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires  - [email protected]
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Membro de facção que quis deixar o crime e entrar para a igreja é fuzilado

Membro de facção que quis deixar o crime e entrar para a igreja é fuzilado

São as facções que decidem quem vive e quem morre!Não foi na Chicago dos anos 30, quando Al Capone mandava metralhar seus inimigos,. Nem na Colômbia

 “Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

“Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

O vídeo, por si só, serve como um documento importante para que se compreenda o que está acontecendo, elo aparelhamento do Estado, com parte da Educ

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Não se muda uma mentalidade que desenvolva o Planeta de uma hora para outra. Mas há sim soluções práticas, para a Amazônia, que não só ignoram os hi

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)