Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viriato Moura

ARTISTAS INVADIRÃO 17ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA


ARTISTAS INVADIRÃO  17ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA - Gente de Opinião

A partir desta segunda-feira 27, durante toda a semana, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva será “invadida” por artistas visuais, no caso pintores, que participarão do 2º Concurso de Pintura Brigada Príncipe da Beira, promovido por aquela unidade militar. O primeiro, transcorreu no ano passado, por ocasião das comemorações  dos 45 anos de instalação da Brigada em nosso meio.  Então, o comandante era o general André Luis Novaes Miranda, que deixou o cargo recentemente e foi substituído pelo general Ricardo Costa Neves.

O tema do concurso passado foi a própria Brigada. Este ano, será  “O Rondon de Rondônia”,  em comemoração aosesquicentenário de nascimento do insigne militar.

A decisão de a Brigada promover esse tipo de competição vai além do fato de prestigiar a arte e os artistas regionais. Pode-se intuir tal conclusão ao ler, em uma ampla parede logo após a entrada na unidade militar, a frase: “Aqui se forma o combatente de selva contemporâneo”. Ou seja, ali  pretende-se forjar soldados do seu tempo, do presente, atuais. Isso denota que os fundamentos balizadores das ações da nossa Brigada na sociedade não estão voltadas tão somente às preventivas e defensivas da soberania nacional (felizmente vivemos em tempos de paz), tampouco na inestimável ajuda que presta nas catástrofes ou quando se faz necessário. Emana conviccat defensivas da soberania nacionalções contemporâneas do Exército Brasileiro de construir uma relação harmônicas entre os cidadãos nacionais comungando com seus anseios humanos mais pertinentes.

Certamente que ir ao encontro da sociedade por diversas vias além daquelas que explicitam segurança e solidariedade, expande as possibilidades de compartilhar objetivos. Assim sendo, não há como negar que estimular expressões artísticas e intelectuais acrescenta meios que municiam cada cidadão de uma visão mais holística do mundo em que vive e, com isso, melhor o qualifica para o enfrentamento, como um verdadeiro soldado, de tudo que ameaçar sua dignidade e de seu país.

  Fica, portanto, absolutamente claro que o propósito da nossa Brigada de promover concursos de arte (brevemente haverá um de literatura) vai muito além do que isso possa parecer a um primeiro olhar. Denota querer mostrar que sendo arte uma expressão do belo que existe na fonte de nossos encantamentos  é também um competente um canal para incitar sentimentos de civismo.  Cultivá-lo é manter  vivo o maior catalizador de atitudes em favor das causas  cidadãs e patrióticas.

A partir das obras que serão produzidas pelos concorrentes desse concurso de pintura, a exponencial figura de nosso herói maior, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, certamente inspirará reflexões sobre alguém que, no primeiros anos do século passado, correu todos riscos para cumprir sua nobre e árdua missão de integrar o Brasil através das comunicações.

Merece apoio e aplauso mais essa iniciativa da nossa Brigada, sobre o comando do também proativo general Costa Neto, que desde que a assumiu há pouco mais de uma semana vem marchando na mesma cadência de seu antecessor para nos ajudar a fazer de Rondônia uma estado cada vez mais digno de se viver. Que assim seja. Selva!

INSCRIÇÕES ABERTAS — Os artistas que ainda não se inscreveram podem fazê-lo a partir desta segunda-feira no quartel da Brigada. Haverá  prêmios de no mínimo R$ 1.000,00 em dinheiro para os selecionados, e diplomas de participação para todos. Participe!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sem solidariedade e compaixão, ainda que saiba medicina, o médico não fará uma boa medicina

Sem solidariedade e compaixão, ainda que saiba medicina, o médico não fará uma boa medicina

As crianças ouvem tanto “não faça isso”, “isso não pode”, “isso faz mal” e tantas outras reprimendas que podem conclui que viver faz mal à saúde. O

A previsibilidade, num confronto, abre caminho para a derrota

A previsibilidade, num confronto, abre caminho para a derrota

A fé no imponderável, no divino, dá vida mais longa à esperança.O silêncio é duvidoso.A insegurança convence mais que a segurança.Quem nunca diz o q

A carência de nobreza rasteja entre a vaidade e a hipocrisia

A carência de nobreza rasteja entre a vaidade e a hipocrisia

Entre o que somos e o que gostaríamos de ser, caminham nossas frustrações.A conduta expectante precisa de conhecimento, experiência e sensatez para

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)