Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governo de Rondônia e Faculdades Associadas de Ariquemes lançam curso de formação em gestão escolar


Gente de Opinião

Confúcio participa do lançamento do curso de formação continuada em gestão escolar

Cinquenta e dois gestores escolares da rede estadual de ensino participarão do curso de Formação Continuada de Gestão Escolar em Ação. O curso é um projeto piloto que irá beneficiar inicialmente diretores e vice-diretores da região da Vale do Jamari e, posteriormente, atenderá gestores das demais regiões do Estado.

A coordenadora do Projeto de Formação Continuada, Rute Carvalho, disse que o objetivo da formação continuada é construir competências e habilidades na área de gestão democrática, por meio das áreas administrativas e pedagógicas, objetivando a elevação dos indicadores da escola e tendo como foco principal a aprendizagem dos alunos.

Segundo Núria Sagué, coordenadora Regional de Ensino, o curso de formação será dividido em sete módulos, com carga horária de 130 horas/aula, sendo 62 horas presenciais e 68 horas semipresenciais. A iniciativa é do governo de Rondônia, por intermédio da secretaria estadual de Educação (Seduc), em parceria com a Faculdades Associadas de Ariquemes (Faar).

O governador Confúcio Moura disse que a escola é um tema em movimento e nunca está completo. Ele ressaltou a importância de os gestores escolares estarem sempre estudando e se atualizando. “O gestor escolar é um líder e o verdadeiro líder recebe o aluno na porta da escola, anda pela instituição, conversa com a classe estudantil e com a comunidade”, destacou.

De acordo com o governador, as regionais de ensino devem trabalhar em conjunto com as secretarias de educação dos municípios. “A função da escola é ensinar o aluno que não quer aprender”, disse Confúcio Moura, que desafiou os educadores a inovarem no processo ensino aprendizagem, para que fujam da rotina.

Para ele, há um descompasso envolvendo a estrutura escolar, professor e aluno. Os prédios das escolas são do século IXX, os professores ensinam como no século XX e os alunos já estão no século XXI, destacando a modernidade das tecnologias; e ainda defendeu a igualdade nas escolas.

Participaram da cerimônia de abertura do evento, o prefeito de Ariquemes, Lourival Amorim, o deputado estadual, Adelino Follador e educadores da região do Vale do Jamari.

PALESTRA

O delegado Regional de Polícia Civil, Renato Cesar Morari, ministrou palestra onde falou sobre “Constituição Federal (Capítulo 03) e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”. Morari explicou para os gestores, de forma bem didática, o que os educadores devem fazer em situações diversas dentro e fora da escola, envolvendo alunos.

O foco principal da palestra foi quando o delegado disse que o professor em sala de aula é soberano, ou seja, quem manda é ele. Alguns professores chegaram a argumentar que perderam a autonomia na escola, depois que o Estatuto da Criança e do Adolescente foi criado.

Renato Morari foi enfático ao dizer que “a criança e o adolescente tem direitos garantidos no ECA”, mas também ressaltou que “tem obrigações”. Ele orientou sobre os casos em que a família, o Conselho Tutelar ou a polícia devem ser acionadas.
 


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)