Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE cria assessoria militar e será composto por 60 militares



A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei, de autoria da Mesa Diretora, que institui na estrutura do Poder Legislativo Estadual a Assessoria Militar, órgão essencial para lidar com os assuntos militares e de segurança pública, envolvendo atividades especiais e normas específicas. O órgão prestará assessoramento ao presidente da Casa de Leis, bem como aos demais membros do Poder Constituído. Coube ao deputado Jesuíno Boabaid (PT do B) a relatoria favorável ao projeto.

Conforme disposto no projeto, o assessor militar chefe da Assessoria será indicado dentre os oficiais superiores da ativa do quadro de combatentes da Policia Militar do Estado, pelo Comandante Geral e só será nomeado no cargo se tiver sua indicação aprovada pelo presidente da Assembleia Legislativa, por meio de ato, desde que autorizado pelo governador.

No entanto, o quadro de pessoal da Assessoria Militar será composto por policiais e bombeiros militares da ativa, com o número máximo de 60 militares praças da Policia Militar e quatro oficiais superiores da Policia e Bombeiro Militar.

Compete à Assessoria Militar junto à Assembleia Legislativa, dentre outras atribuições, receber e encaminhar, para despacho do presidente da Casa e ao presidente da Comissão de Segurança Pública, assuntos provenientes das Forças Armadas e dos Órgãos de Segurança Pública, com proposta de solução quando for o caso, além de coordenar as relações do presidente da Assembleia com autoridades militares.

A fiscalização das atividades desenvolvidas pela Assessoria Militar será de responsabilidade da Comissão de Segurança Pública e o quadro organizacional dos seus integrantes será regulamentado por Regimento Interno.

O projeto de lei, aprovado por unanimidade, foi apresentado ao plenário da Assembleia Legislativa pelos integrantes da Mesa Diretora da Casa de Leis: Maurão de Carvalho (PP) – presidente; Edson Martins (PMDB) – 1º vice-presidente; Hermínio Coelho (PSD) – 2º vice-presidente; Eurípedes Lebrão (PTN) – 1º secretário; Glaucione Rodrigues (PSDC) – 2º secretário; Luizinho Goebel (PV) – 3º secretário e Rosângela Donadon (PMDB) – 4º secretário.

Fonte: Carlos Neves                                                  

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)