Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Pimentel entrega dossiê e pede apoio de vereadores


Gente de Opinião

Secretário Williames Pimentel em reunião com os vereadores

Após o estado assumir temporariamente o serviço de urgência e emergência do Pronto-Socorro de Cacoal, o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel, reuniu-se com os vereadores na segunda-feira, quando entregou um dossiê completo sobre a crise na saúde do município e ainda explicou detalhadamente quais são os principais problemas que terão que ser superados para reorganizar o setor, tanto na atenção básica, que é de responsabilidade das prefeituras, quanto de média e alta complexidade, de competência do estado. Ambas estão interligadas, pois se a atenção básica não for feita, irá sobrecarregar o Pronto-Socorro.

O secretário pediu para que os vereadores fiscalizem o funcionamento dos postos de saúde, que com base em acordo judicial deve funcionar o dia todo, com escala médica para atender à população. “Vim aqui politicamente pedir o apoio dos senhores. Não há cumprimento de uma missão dessa sem o esforço de todos”, disse Williames Pimentel, citando que o governo do estado fez um planejamento que segue um cronograma de 180 dias, com metas mensais a ser cumpridas; e todo mês os vereadores vão receber uma cópia desse planejamento para acompanhar a evolução do atendimento no Pronto- Socorro de Cacoal.

Pimentel também explicou que os funcionários do município, lotados na unidade, serão cedidos para o estado para cumprir escalas de forma presencial. “Até então os servidores ficavam de sobreaviso em casa. Não se faz atendimento de urgência e emergência desse jeito” ressaltou.

Na ocasião, o presidente da Câmara, vereador Emílio Júnior Mancuso de Almeida, o “Paty Paulista”, agradeceu a presença do secretário Pimentel e disse que o governo do estado pode contar com o apoio de todos os vereadores de Cacoal. “A sociedade clama pela melhoria da saúde, e nós, parlamentares, estamos aqui para contribuir, fiscalizando, que é nosso papel”, afirmou.

Também manifestaram apoio ao governo estadual, os vereadores César Condaque, Bruno Trevisani, Rafael Evangelista, Valdenor Leite, Adailton Curi e Mário Jabá. Quatro vereadores justificaram a ausência e, por meio do presidente, se comprometeram em contribuir com a melhoria da saúde pública no município.
 


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Admilson Knightz
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)