Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRE deve recuperar seus prédios públicos afetados pela cheia de 2014, recomenda MPF



REPORTAGEM DA TV CANDELÁRIA / RECORD


Há quase um ano, desde que terminou a cheia histórica do rio Madeira, os prédios do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) encontram-se abandonados, suas estruturas permanecem se deteriorando e seus bens estão sendo furtados. Para evitar que os prejuízos ao patrimônio público se agravem, o Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação ao presidente do TRE, para que ele adote diversas medidas para conservação dos prédios e de seus mobiliários.

Pela recomendação, o presidente do TRE deverá providenciar a recuperação de todas as estruturas alcançadas pela enchente; adotar cautelas para evitar novos furtos e mais deterioração das instalações físicas e do mobiliário; e regularizar todos os imóveis que abrigam atualmente a Justiça Eleitoral em Porto Velho, providenciando, em especial, o “Habite-se” para todos os edifícios.

Todas estas medidas devem ser feitas no menor tempo possível. O presidente do TRE tem 15 dias para responder ao MPF, informando também os prazos do que será feito. Os procuradores da República João Gustavo Seixas, Júlio Noronha, Leonardo Sampaio e Reginaldo Trindade ressaltam que a cheia histórica do Rio Madeira ocorreu no final de 2013 e início de 2014 e, passado quase um ano, o TRE ainda não conseguiu retornar para o seu próprio prédio.

O MPF recebeu informações de que os setores administrativos do TRE iniciaram os procedimentos para limpeza e reforma ou recuperação das instalações atingidas, mas o presidente da Corte desautorizou a iniciativa e “determinou que os setores não fizessem qualquer procedimento visando o retorno aos prédios”. O presidente do TRE também não teria autorizado a retomada das obras e serviços suspensos em razão da enchente, contratos que ainda estariam em aberto e as obras inacabadas, correndo risco de se perderem os serviços completamente.

Atualmente, o edifício-sede e os demais prédios do TRE (Fórum Eleitoral e Anexos – Seção de Transporte, Estacionamento, Depósito de Urnas e Almoxarifado) se encontram sem qualquer conservação, além de serem alvos da ação de vândalos que furtam portas, janelas, louça sanitária, fios de energia elétrica e outros itens.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.mp.br)

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do proj

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

A deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) esteve nesta terça-feira (26) em audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou para o Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) um crédito adicional suplementar por anulaçã

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

O Instituto Brasil Dados divulgou nesta terça-feira 26.08 mais uma pesquisa mensal de intenção de votos espontânea para pré-candidatos a deputado es

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)