Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo enxuga máquina com redução de despesas


Gente de Opinião

Economia de custos em 2015 começa ainda em janeiro

Vinte por cento da manutenção da frota, do consumo de combustível e de serviços telefônicos e internet nos órgãos públicos estaduais serão reduzidos a partir da publicação de decreto no Diário Oficial, anunciou hoje o governador Confúcio Moura, no Palácio Presidente Vargas.

Autarquias, órgãos das entidades da administração direta e indireta, fundos especiais, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo Estado cumprirão o decreto. Elas estabelecerão mecanismos para reduzir despesas atuais, com base nos valores de custeio correspondentes ao exercício de 2014.

A economia com transporte implicará recolhimento dos veículos (na quota de 20%) à garagem oficial do Estado pelo período mínimo de três meses, sob exclusiva custódia e análise da Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e dos Gastos Públicos Essenciais (Sugespe), à exceção de veículos operacionais que não podem interromper atividades para não prejudicar a população.

O cumprimento do decreto ficará a cargo da Sugespe, Diretoria de Tecnologia e Comunicação, Superintendência Estadual de Licitações, Superintendência Estadual de Administração de Recursos Humanos, Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria Estadual de Finanças, que fiscalizarão a aplicação do decreto. Eles informarão resultados até o 15º dia do mês subsequente.
 

Confúcio reduz gastos públicos e
mantém equilíbrio financeiro

Gente de Opinião

“Este é um ano de alerta”, diz o governador

Para manter a política da boa gestão dos recursos públicos, fazer novos investimentos em obras e serviços de interesse da população, continuar pagando os servidores dentro do mês trabalhado, o Governo de Rondônia editou, nesta terça-feira (20), decreto com várias medidas de contenção de gastos públicos. Com isso, pretende reduzir em no mínimo 20%  o teto das despesas do ano passado com a manutenção da frota de veículos,  combustível e serviços de telefonia/internet.

No Palácio Presidente Vargas, acompanhado dos secretários George Braga (Planejamento), Vagner Garcia de Freitas (Finanças) e  da superintendente da Sugespe,  Isis Queiroz, o governador Confúcio Moura anunciou ainda outra medida de austeridade orçamentária como o contingenciamento de pelo menos R$ 150 milhões dos R$ 7,3 bilhões do orçamento do Estado.

O governador explicou que são medidas de contenção de gastos necessárias, embora Rondônia não esteja em crise econômica que comprometa a liquidez de caixa.  Exemplo desse equilíbrio financeiro é a garantia do pagamento do mês de janeiro na próxima sexta-feira, 23.

Com as medidas Rondônia segue o exemplo de outros Estados e da União por considerar que este é um ano de alerta ou de cuidados para sair das restrições e turbulências mundiais, e busca de maior responsabilidade na gestão fiscal e de equilíbrio das contas públicas, com vistas a assegurar a continuidade dos atendimentos à população.

O governo também irá cobrar contrapartida dos empresários, passando a ser mais exigente com responsáveis pela construção de obras públicas que não estiverem atendendo os editais dos serviços contratados. “Quem não estiver correspondendo não terá direito à renovação de contratos”, disse Confúcio Moura.

Eficiência da gestão pública

Cerca de 20% da frota de veículos deve ser recolhida pelo período de três meses. As medidas facilitam  o governo honrar compromissos quanto à moralidade, economia e eficiência da gestão pública, e inspiram mais a confiança do povo que confiou no que foi prometido. “Vamos economizar tudo que não é essencial, como diárias com viagens para eventos com ônus para o Estado, telefone, água, luz e combustível”, destacou

Caberá à Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e dos Gastos Públicos Essenciais (Sugespe) analisar a viabilidade de retorno dos veículos à frota, individualmente, considerando o estado de conservação, depreciação, finalidade, custos de manutenção e gastos com combustível, devendo adotar medidas substitutivas, bem como, dará destinação àqueles que forem considerados inaptos ou inviáveis para o perfeito desenvolvimento das atividades.


SUGESPE ORIENTA

❶ Titulares de cada orgão público deverão criar mecanismos para reduzir despesas e ainda tomar medidas visando à redução de 25% dos valores dos demais contratos administrativos.

❷ Exceções: aqueles que não possam sofrer solução de continuidade e aqueles que possam culminar em irreparável prejuízo à finalidade pública, devidamente justificados.

❸ A Sugespe será responsável pela análise das concessões de diárias através do Núcleo de Fiscalização, criado para esse fim.

❹ Neste período estão suspensos também pagamento de horas extras, com exceção dos servidores que atuem em áreas que sejam essenciais ao atendimento da população, devidamente justificada pelo titular da pasta, e novos convênios.

❺ Exceções: aqueles já previstos na lei orçamentária e os destinados ao atendimento de emendas parlamentares; eventos institucionais, sem o prévio planejamento e justificativa; manutenção de veículos da frota estadual de todos os órgãos sem prévio estudo de viabilidade econômica, visando auferir o custo benefício. 

❻ Medidas adotadas pelo governador tiveram o acompanhamento técnico dos secretários estaduais de Finanças, Vagner Garcia de Freitas; e de Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga; e da titular da Sugespe, Isis Queiroz.

Fonte
Texto: Redação Decom
Fotos: Arquivo Decom
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)