Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

No carnaval de 1975 a escola de samba Pobres do Caiari não desfilou...


Escolha da Rainha do
Carnaval da BR 429

Neste sábado 10, vai acontecer na cidade de Costa Marques no Vale do Guaporé, a escolha da Rainha do Carnaval da BR 429 Região Zona da Mata e Rainha da Bateria da Escola de Samba Unidos do Guaporé.

No carnaval de 1975 a escola de samba Pobres do Caiari não desfilou... - Gente de OpiniãoA coordenação do concurso é do promoter Cliuson Gonçalves e do Jamison Gomes. Até a tarde de ontem sexta feira, estavam inscritas as seguintes candidatas, todas de Costa Marques: Elba Regina Calazans, Tânia Regina Gusmão, Terezinha Gomes, Suzana Moreno, Solange Toledo e Débora Denize.

A festa vai acontecer no A.M Night Club com inicio as 18h00. De acordo com a coordenação do concurso, qualquer jovem que resida na região da Zona da Mata e Vale do Guaporé ou que pretenda passar o carnaval em Costa Marques pode participar do concurso, para isso tem que solicitar inscrição até o meio dia deste sábado.

O carnaval de Costa Marques em especial o desfile da escola de samba Unidos do Guaporé, é um dos mais organizados do estado de Rondônia. “Lembramos que o desfile da nossa escola de samba Unidos do Guaporé acontece na Terça Feira de Carnaval que este ano vai cair no dia 17 de fevereiro” lembra Cliuson. Outro destaque é que Costa Marques é celeiro de mulatas boas passistas e sambistas, tanto, que a escola Unidos do Guaporé já elegeu duas Rainhas no carnaval de Porto Velho. “Inclusive no último ano do prefeito Roberto Sobrinho a Funcultural Iaripuna de Porto Velho proibiu que candidatas de outros municípios participassem do concurso” lembra Cliuson

A festa conta com o apoio do secretário de agricultura de Costa Marques Euclides “A quem agradecemos”. O ingresso antecipado custa R$ 5 e na bilheteria do Clube na hora do evento R$ 10.


Lenha na Fogueira
 

Ontem contamos a história do carnaval de 1985! Hoje vamos lembrar o ano de 1975, quando o Território Federal de Rondônia, foi convidado pela Presidência da República para ser o “Padrinho” da troca da Bandeira Brasileira da Praça dos Três Poderes.

********

O governador do Território Federal de Rondônia era o Coronel Marques Henriques e seu Sobrinho Dilson Machado além de ser o Chefe de Gabinete, era o responsável pela TV Cultura juntamente com o Dimas e o jornalista Nelson Townes de Castro.

********

Se não me engano, dona Marise era a Diretora de Educação além de carnavalesca da Pobres do Caiari. Na realidade a escola de samba Pobres do Caiari parou suas atividades logo após o carnaval de 1974 e a dona Marise Castiel presenteou o Bainha com os instrumentos da bateria.

*********

Assim sendo Bainha se juntou ao Silvio Santos, Deusdete de Paula, Camarão e outros sambistas e criaram a escola de samba “Mocidade Independente do KM-1”.

********

Em meados de janeiro de 1975 o governador Marques Henriques foi comunicado que o Território seria o anfitrião da torça da Bandeira na Praça dos Três Poderes e precisava montar um show com as atrações turísticas existentes em Rondônia.

*******

Dona Marise foi incumbida de montar o espetáculo e convocou a direção da escola de samba Os Diplomatas na pessoa do Leônidas O’Carol Chester e o Bainha pela Mocidade Independente do KM-1.

********

Tem um detalhe falou dona Marise pro Bainha, às escolas que vão fazer parte da solenidade e do show são a Pobres do Caiari e a Diplomatas do Samba.

********

Tudo bem concordou Bainha que também ficou responsável para ser o Mestre Bateria da trupe, formada por batuqueiros das duas escolas de samba.

********

Os ensaios foram na quadra da Escola Normal Carmela Dutra e é claro, Dona Marise escolheu a dedo as meninas que se apresentariam em Brasilia. A Fina Flor da Mulherada de Porto Velho.

********

Com exceção dos Mestre Salas e Porta Bandeiras das duas escolas que foram os oficiais, e os batuqueiros que eram todos integrantes das duas escolas. Muitas meninas integraram a embaixada porque eram bonitinhas.

********

O certo foi que uma equipe da Divisão de Obras do Governo se deslocou até Brasilia e lá construiu a réplica da Locomotiva 12, além de montar um enorme tablado na Praça dos Três Poderes onde as escolas de samba se apresentaram com o Samba do Walter Bártolo “Brasil Desconhecido”, interpretado pelo cantor Jorge Andrade. O apresentador (locutor) que fez a narração do tema, que era sobre as riquezas de Rondônia foi o Jorge Sarrafe dos Santos.

********

Foi uma festa a tanto, com a Praça literalmente lotada de brasilenses e turistas. Caiari e Diplomatas mostraram que Rondônia também era boa de Samba.

********

O sucesso foi tanto que o Comando Militar do Brasil convidou a trupe para se apresentar no quartel para convidados especiais, era desde o Ministro da Guerra ao Ministro do Interior e as famílias dos praças que serviam em Brasília.

********

A turma regressou de Brasilia 10 dias antes dos desfiles carnavalescos e com um detalhe.

********

A escola de samba Pobres do Caiari não desfilou, quem desfilou de AZUL e BRANCO no carnaval de 1975, foi a Mocidade Independente do KM-1 com o enredo “O último São João de Castro Alves” e o samba foi de autoria de Bainha e Silvio Santos.

********

Vale salientar que a Bandeira que a Neguinha porta Bandeira da Caiari apresentou em Brasilia, foi a da Mocidade do KM-1 nas cores Verde e Branca e não a Azul da Caiari.

********

Assim foi o carnaval de 1975 com a Diplomatas Campeã!


Sesc Rondônia vai entrar
na folia neste carnaval

No carnaval de 1975 a escola de samba Pobres do Caiari não desfilou... - Gente de OpiniãoO Serviço Social do Comércio no estado já realiza os últimos ajustes para a execução do tradicional carnaval “Sesc & Folia”, que neste ano de 2015 acontece nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro com uma vasta programação. A atividade dedicada ao público infanto-juvenil acontecerá na quadra coberta do Sesc Esplanada em Porto Velho, com início sempre às 16 horas e término às 22h. A entrada para comerciário será um quilo de alimento não perecível. Quem não tem a carteirinha garante o passaporte com 2 kg de alimentos. O Sesc Esplanada fica localizado à rua Presidente Dutra, n° 4175, Bairro Olaria.

A festa, que nesta 35ª edição recebe o tema “38 Anos de Alegria - O Carnaval Solidário” vai contar com a presença dos DJ’s Jone e Vanderlan com uma programação musical variada, indo desde as tradicionais marchinhas de carnaval até o axé. “Vai ter música para todos os gostos, além de um vasto cardápio na praça de alimentação” garantiu Tico Marinheiro, recreador do Sesc e organizador do evento.

A folia começará no domingo. Já na segunda (16) o destaque ficará por conta do desfile do Bloco da Alegria, composto pelo grupo da terceira idade do Sesc e também pela Batalha de Confete e Serpentinas. Neste mesmo dia acontece a primeira eliminatória do Concurso de Fantasias.

No terceiro e último dia, conhecido como a “terça gorda” além da realização do desfile do Rei Momo, todos os participantes conhecerão os vencedores concurso. O primeiro lugar na categoria infantil levará para casa uma bicicleta. O vencedor da categoria juvenil também receberá o mesmo prêmio.

“O carnaval do Sesc além de ser um dos únicos sobreviventes quando se fala em carnaval de salão em Porto Velho é também um dos mais tradicionais. A estimativa de público é sempre superada a cada ano. Essa é uma oportunidade que o comerciário tem para brincar e se divertir com toda a sua família” destacou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Raniery Araujo Coelho.

Em 2014 o Sistema não realizou o carnaval em virtude da cheia do Madeira, que desabrigou e desalojou centenas de famílias na capital. Todos os alimentos arrecadados durante este carnaval serão repassados para o programa Mesa Brasil do Sesc, que realiza atividades durante todo o ano com as instituições cadastradas. Outras informações pelo telefone (69) 3229-6006, ramal 224.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)