Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Médico americano diz que ebola é o maior desafio desde o surgimento da aids


Leandra Felipe
Agência Brasil/EBC

O diretor do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), Thomas Frieden, comparou hoje (9) o surto de ebola no Oeste africano com o surgimento da aids. A escalada do ebola e as dificuldades para conter o avanço da doença na África e em outros continentes foi tema de uma reunião, em Washington, entre representantes dos países mais atingidos, Banco Mundial, da ONG Médicos sem Fronteira e do CDC.

"Eu diria que, em 30 anos de trabalho com saúde pública, a única coisa parecida foi a Aids", assinalou Frieden, durante fórum promovido pelo Banco Mundial. A referência do diretor do CDC é ao desafio de conter o surto, o maior enfrentado desde o descobrimento da aids, há 38 anos. 

No encontro, representantes da Libéria, Guiné e de Serra Leoa, os três países mais atingidos, falaram dos problemas enfrentados para controlar e impedir novos casos. Quase quatro mil pessoas já morreram até agora na região por causa da doença.

Durante a reunião, o vice-diretor da Organização Mundial da Saúde (OMC), Bruce Alyward, informou que, pelo fato do vírus estar "enraizado" nas capitais desses países, combater o ebola é tarefa difícil. Segundo ele, os governos enfrentam desafio extraordinário, pois precisam comunicar a urgência da situação, mas não podem causar pânico.

A doença também atinge profissionais de saúde. Conforme a OMS, mais de 200 já morreram. Hoje, um médico liberiano morreu em um centro de tratamento em Monróvia, capital da Libéria. A crise é tão grave que as eleições para o Senado do país foram canceladas. É de origem liberiana o primeiro caso de ebola diagnosticado nos Estados Unidos.

O liberiano Thomas Duncan morreu ontem (8) em Dallas, Texas, após desembarcar no país na segunda quizena de setembro. Ele começou a apresentar os sintomas entre os dias 20 e 27 de setembro. Foi hospitalizado, mas não resistiu à enfermidade.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CAARO ultrapassa a marca de 1.500 pessoas vacinadas durante campanha de imunização em Rondônia

CAARO ultrapassa a marca de 1.500 pessoas vacinadas durante campanha de imunização em Rondônia

Em um esforço conjunto para proteger a saúde da advocacia de Rondônia, a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) destaca com orgulho

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Já pensou em respirar oxigênio 100% puro, sem mistura de gases, para ajudar no tratamento de infecções, queimaduras, feridas, lesões de difícil cica

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Diabetes é uma patologia causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina que aumenta o risco de demais doenças e requer uma imunização e

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)