Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Produtores de soja devem fazer cadastro das lavouras



Com o fim do vazio sanitário da soja no último dia 15, os produtores de soja devem cadastrar suas propriedades na Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). O cadastro deve ser feito até 30 de dezembro através do site (www.idaron.ro.gov.br) ou em qualquer unidade da instituição.

O coordenador do Programa de Controle de Pragas da Idaron, Getúlio Moreno, explica que o cadastro deve ser feito por propriedade com soja e que ele serve para formação e atualização do banco de dados sobre a produção de soja no Estado, o que facilita o direcionamento e planejamento de políticas públicas para o setor.

Além do banco de dados, o cadastro também auxilia a localização das áreas de cultivo, o que aumenta a eficácia na vigilância e controle de pragas, e a fiscalização do cumprimento do vazio sanitário da soja, que visa a diminuição do número de pragas, especialmente ferrugem asiática da soja.

Segundo o presidente da Idaron, Marcelo Borges, este ano não houve multas por não cumprimento do vazio sanitário. “Os produtores estão cada vez mais conscientes da importância da medida, eliminando todas as plantas de soja, não havendo a necessidade de punições”.

O produtor que não cadastrar sua propriedade poderá ser multado. Pelo site, o link para o registro está localizado do lado esquerdo na parte de “Serviços”.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (30).

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 traz ótimas notícias sobre os progressos na reconstrução d

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)