Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Consumo de eletricidade na indústria cai 6,9% em julho, aponta EPE


 

Vladimir Platonow
Agência Brasil


 

O consumo de eletricidade nas indústrias caiu 6,9% no país no mês de julho, em comparação a igual período do ano passado. O dado foi divulgado hoje (29) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica. De acordo com a EPE, as principais causas da queda no consumo das indústrias foram o cenário externo desfavorável, a redução na demanda doméstica e a influência da Copa do Mundo sobre o funcionamento das indústrias, com menor número de horas trabalhadas.
 

Em contrapartida, segundo a EPE, a sobra de energia gerou oportunidades para a venda do excedente de energia no mercado interno. O setor metalúrgico apresentou uma das maiores retrações no consumo de eletricidade, com destaque para o estado de São Paulo, onde o segmento apresentou queda de 37% em julho.
 

A indústria automotiva consumiu menos 17,7% de energia, resultado da diminuição de 21% na produção de veículos. Houve também recuo no setor químico, de 3,2% em São Paulo e de 1,9% na Região Sul.
 

Os novos cenários econômicos levaram a EPE a reduzir a expectativa de crescimento no consumo energético no país em 2014, de 4% para 3,2%. Já no setor residencial, o consumo deverá ser maior. No primeiro semestre deste ano, comparado com igual período de 2013, o consumo de energia aumentou 7,1%. Segundo a estatal, o consumo de eletricidade nas residências deverá aumentar 5,7% em 2014, sobre o ano anterior.
 

Para o período entre 2014 e 2018, a EPE projeta crescimento médio no consumo de energia de 3,9% ao ano, puxado principalmente pelos setores residencial e comercial, que deverão apresentar alta entre 4% e 4,5% ao ano. Os dados completos da resenha podem ser acessados na página da EPE na internet.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)