Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senador destaca endividamento de Rondônia em R$ 3,3 bilhões


A cifra foi divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e diz respeito aos últimos quatro anos. “Fruto de uma política equivocada e desastrosa do atual governador, comprometendo o orçamento estadual reduzindo o poder de investimento do Estado”, destacou o congressista

Porto Velho, RO – Mais uma vez ao discursar no Senado Federal na quarta-feira (20) o congressista Odacir Soares criticou o Governo do Estado de Rondônia. O senador usou a cifra espantosa divulgada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) relacionada ao endividamento de Rondônia nos últimos quatro anos.

Segundo o instituto, o Estado acumulou uma dívida de R$ 3,3 bilhões neste período.

– Fruto de uma política equivocada e desastrosa do atual governador, comprometendo o orçamento estadual e, consequentemente, reduzindo o poder de investimentos do Estado, no curto e no longo prazo – asseverou o senador.

Anteriormente Odacir Soares fez questão de relembrar e destacar o potencial de Rondônia nos campos da pecuária, agropecuária e energético.

Para ressaltar essas qualidades, fez menção à capacidade empreendedora de produtores e criadores que atuam em solo rondoniense e às hidrelétricas que contribuíram para a solução energética no Brasil – relembrando que pouco fica no Estado, pois o imposto é pago em São Paulo.

Infraestrutura, saúde e educação: setores precários em Rondônia

Logo após citar a dívida, ao se dirigir aos demais senadores, falou também sobre outros problemas vivenciados pela população de Rondônia.

– Muito endividamento e nenhum desenvolvimento! Na educação, embora tenha melhorado o nível de analfabetismo, estamos longe de atingirmos um patamar que nos orgulhe, e estamos ainda numa posição abaixo da média nacional. Na saúde, basta ver os noticiários diários para constatar o caótico estado da assistência médico-hospitalar, e por vai a inoperância do Governo do Estado de Rondônia no atendimento das necessidades desse povo sofrido – disse.

Ranking de Gestão e Competitividade: Rondônia em 23º lugar

O senador Odacir Soares aproveitou a ocasião para comentar o resultado da 3ª Edição do Ranking de Gestão e Competitividade dos Estados Brasileiros, publicado pelo Centro de Lideranças Públicas. Rondônia ficou na 23ª posição, de um total de vinte e seis estados mais o Distrito Federal. Esse estudo, conduzido pela Unidade de Inteligência da Economist, consultoria vinculada à revista britânica The Economist, é constituído de levantamento considerando 26 indicadores que medem atributos específicos no ambiente operacional de negócios nos estados e no Distrito Federal, demonstrando os fatores que afetam as operações de negócios, objetivando contribuir para que os estados melhorem sua competitividade. (O resultado da publicação em relação a Rondônia você vê no final da matéria).

– Rondônia já teve melhor desempenho. Na avaliação dos indicadores nas três edições do ranking, referentes aos anos de 2011, 2012 e 2013, constatamos uma constrangedora queda no desempenho do Estado. Em 2011, fruto do desempenho do governo Cassol, estávamos em 20º lugar, parecia que estávamos caminhando para um processo de soerguimento – comentou Odacir.

E finalizou complementando:

– No entanto, com a mudança de política do governo estadual, veio a decadência, encontrando-se Rondônia, no levantamento consolidado 2013/2014, na 23ª posição do ranking nacional, com perda de quatro pontos percentuais, fruto da má gestão e do uso inadequado e ineficiente dos recursos no Estado, pela falta de uma visão integrada das potencialidades do Estado com as necessidades – concluiu.
 

VEJA ABAIXO A PONTUAÇÃO DE RONDÔNIA NO ESTUDO

AMBIENTE POLÍTICO – Avaliação de 0 a 100

Estabilidade Política – 33,3
Corrupção – 25
Burocracia – 25
Condições de segurança – 25

AMBIENTE ECONÔMICO – Avaliação de 0 a 100

Tamanho do mercado – 25
Crescimento do mercado – 50
Renda per capta média – 50
Desigualdade de renda – 50

REGIME TRIBUTÁRIO E REGULATÓRIO – Avaliação de 0 a 100

Consistência do sistema tributário – 0
Abertura de empresas – 75

POLÍTICA PARA INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS – Avaliação de 0 a 100

Incentivos para investimento- 50
Política para o capital estrangeiro – 33,3

RECURSOS HUMANOS – Avaliação de 0 a 100

Oferta de mão de obra especializada – 25
Produtividade da mão de obra – 50
Graduados em universidades – 25

INFRAESTRUTURA – Avaliação de 0 a 100

Qualidade da rede de telecomunicações – 0
Qualidade da rede de estradas – 25

INOVAÇÃO – Avaliação de 0 a 100

Gastos públicos com P&D – 0
Gastos privados com P&D – 0
Presença de Infraestrutura em P&D – 25
Incentivos fiscais para P&D – 0
Pedidos de patentes – 25

* A sigla P&D, Planejamento e Desenvolvimento se refere a atividades de longo prazo orientadas para o futuro, relacionadas a ciência e tecnologia.

SUSTENTABILIDADES – Avaliação de 0 a 100

Plano estratégico ambiental do Estado – 25
Incentivos fiscais a sustentabilidade – 50
Regulador ambiental – 100
Qualidade da legislação ambiental – 50

 

Fonte; Ascom
 


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes destina 42 milhões para ampliação histórica da Arena Aluízio Ferreira

Deputada Cristiane Lopes destina 42 milhões para ampliação histórica da Arena Aluízio Ferreira

Em uma iniciativa conjunta entre o Governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha e a Deputada Federal Cristiane Lopes, foi anunciada a rees

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Com intuito de diminuir as filas de espera da região e contribuir para que a população tenha acesso à saúde, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemo

"Coração em Ação", idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

"Coração em Ação", idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

No último sábado (4), a ação social "Coração em Ação", idealizada e coordenada pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), reuniu mais de 3 m

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)