Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Unisp Centro está com 45% da estrutura concluída


 A construção da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) Centro, na capital, que iniciou no dia 20 de maio, está  com 45% da estrutura concluída. A unidade terá dois pavimentos e abrigará o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar.

Segundo o secretário Antônio Carlos dos Reis, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a construção de Unisp’s é um dos eixos traçados no planejamento da pasta, que é a integração que deve haver entre as polícias. “Buscamos com isto a prestação de serviço mais adequada para a população, ou seja, centralização de um órgão público para que o cidadão possa ser atendido da melhor maneira possível”, disse.

A obra localizada Avenida Brasília, nº1400, Bairro Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho, no terreno em que funciona a Delegacia de Homicídios, está sendo edificada pela construtora Macedo & Paz Construção. A previsão de conclusão é de 90 dias.  O projeto integra o plano de ação da Sesdec e nele estão investidos R$ 3.570.326,68.

Os recursos foram viabilizados pelo governo do Estado, por meio do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise), com  o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). No total serão 19 Unisp´s espalhadas por todo o Estado de Rondônia em dez macrorregiões.

A Unisp Centro, assim como as demais espalhadas pelo Estado, são contempladas com estrutura moderna, ampla e com acessibilidade.

Inicialmente, a Unisp Centro seria construída na região do Cai N’Água, e faria parte do projeto de revitalização da área histórica, mas por conta das inundações provocadas pela enchente do Rio Madeira, teve que ser realizada em um novo local. Já havia um estudo, por parte da Sesdec, para a construção na área atual.

A integração das corporações potencializa a capacidade de ação coordenada diante das demandas de policiamento preventivo, investigação e atendimento de Defesa Civil.

A efetivação das Unisp’s importará na instalação dos plantões nas quatro unidades da capital e nas demais do interior do Estado, o que reduzirá drasticamente o tempo de permanência do cidadão na delegacia, humanizando o atendimento à população.

O reflexo imediato é a desativação de estruturas precárias, obsoletas, que custam caro para o Estado e são ineficientes na prestação do serviço essencial de Segurança Pública, construídas há mais de três décadas e praticamente sem manutenção desde então. As Unisp’s substituirão oito delegacias, ou seja, do 1º ao 8º Distrito Policial.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)