Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

Pará e Estados Unidos debatem saúde pública no Marajó


 Pará e Estados Unidos debatem saúde pública no Marajó - Gente de Opinião


JULIO MATOS
Agência Museu Goeldi

 

A Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), base de pesquisas do Museu Paraense Emílio Goeldi na Floresta Nacional de Caxiuanã, no arquipélago do Marajó, recebe até o próximo dia 25 de julho um grupo de alunos e professoras da Michigan State University, que participam do curso HM 849 Health Care In Brazil: A Public Health Perspective.
 

O curso é em parceria entre a MSU e a Universidade Federal do Pará, através do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia, do Instituto de Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
 

Estudantes de pós-graduação da universidade paraense participarão de todas as etapas do curso e darão suporte aos projetos de estudo que serão desenvolvidos pelos colegas estrangeiros. Ao todo, são oito alunos e duas professoras da MSU que estão no Pará desde o último dia 7 e seguem até o dia 1º de agosto.
 

Durante o período em Belém, o grupo pôde participar de palestras com pesquisadores sobre a história da Amazônia, saúde pública, epidemiologia, saúde de populações rurais e doenças infecciosas e emergentes, além de visitar o centro histórico da capital paraense e o Hospital Universitário João de Barros Barreto, referência no tratamento de doenças infecciosas.A comunidade da UFPA também teve acesso às palestras ministradas pela Dra. Beth Stevens e pela professora Linda Gordon, da MSU.
 

Na sexta-feira, 17, o grupo visita o Parque Zoobotânico do Museu. Na ocasião, será feita uma apresentação institucional e histórica da instituição pelo Dr. Antonio Maria. Depois, haverá uma visita guiada pelo Parque.
 

Em Caxiuanã, o grupo o grupo irá conhecer os desafios de fazer saúde na Amazônia, realizando visitas às comunidades rurais e discutindo com pesquisadores do Museu Goeldi os avanços científicos recentes nos estudos das mudanças climáticas, biodiversidade e os projetos conjuntos com as populações tradicionais.
 

A situação epidemiológica e sanitária dos municípios marajoaras de Soure e Salvaterra também fazem parte da rota do workshop. A ideia é que os participantes compreendam a complexidade das relações entre sociedade e ambiente na região e tragam à tona discussões sobre o Sistema Único de Saúde no Brasil e o sistema de saúde dos Estados Unidos.
 

O grupo segue viagem para o Marajó no próximo dia 18 e retorna dia 31 para apresentar os projetos desenvolvidos ao longo do curso.
 

No Brasil, o curso é coordenado pelo Dr. Hilton Silva, docente dos dois institutos da UFPA que estão envolvidos neste projeto. O pesquisador lidera o Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente e esteve na MSU em 2012. Hilton coordena desde 1997 um projeto sobre a saúde, o crescimento e a evolução de doenças em populações ribeirinhas envolvendo grupos da Floresta Nacional de Caxiuanã. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)