Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Raupp apresenta planon à Comissão de mudanças climáticas


 

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) aprovou, nesta terça-feira (22), o plano de trabalho para o ano de 2014. O plano, elaborado pelo presidente da Comissão, deputado Alfredo Sirkis (PSB- RJ) e pelo relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), prevê a realização de audiências públicas, de eventos e de audiências regionais, bem como a formulação de propostas legislativas e de estudos estratégicos sobre as políticas públicas relacionadas à alteração climática.

De acordo com Alfredo Sirkis, os temas das audiências foram escolhidos por serem considerados fundamentais para o acompanhamento da Política Nacional sobre Mudança do Clima, instituída por meio da lei 12.187/2009. Entre as audiências que vão ser realizadas pelo grupo, destaca-se a que aborda tributação e subsídios para uma economia de baixo carbono, a que trata das estimativas de emissões de gases de efeito estufa do Brasil e a que debaterá as Convenções das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-20 e COP-21).

O plano de trabalho para 2014 também busca conferir maior participação social nas atividades da Comissão, a partir da criação de uma página na internet e no Facebook.

A CMMC tem a função de acompanhar as ações do governo para combater os impactos ambientais e socioeconômicos das alterações climáticas globais, como as metas para a redução da emissão de gases estufa e dos índices de desmatamento da Amazônia.

O senador Valdir Raupp afirmou, durante definição da mesa diretora no último encontro da comissão, que há muito a ser feito para a proteção do meio ambiente no Brasil, especialmente na Região Norte:

— Sou favorável ao desmatamento zero. Se depender de mim, vamos produzir um relatório de acordo com os acontecimentos ocorridos no Brasil e o no mundo — disse.

O novo presidente do colegiado, Alfredo Sirkis, ressaltou a gravidade da questão climática e destacou o papel do Brasil no processo de proteção ao clima. O único país em desenvolvimento que conseguiu reduzir a emissão de gases poluentes, especialmente aqueles provocados por queimadas e desmatamento.

— Um dado preocupante é que a partir de 2020 a nossa curva de emissão de gases poluentes poderá voltar a subir, por causa da poluição causada na geração de energia — alertou Sirkis.

COP 20

A comissão ainda aprovou, nesta terça-feira (22), requerimento do deputado José Sarney Filho solicitando a criação de uma subcomissão especial para o acompanhamento dos preparativos e da realização da próxima Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 20), que será realizada em Lima, no Peru.

Fonte: Agência Senado

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)