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Seminário de Integração Logística, um marco dos novos tempos de Rondônia


Seminário de Integração Logística, um marco dos novos tempos de Rondônia  - Gente de Opinião
 

Com a presença do ministro dos Transportes Cesar Borges, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal- CVT e a Comissão de Infraestrutura do Senado realizam no dia 04, sex-feira, as 8 horas,  em Porto Velho, o Seminário sobre a Logística de Transportes do Estado de Rondônia integrando o desenvolvimento da Região Norte.  O evento conta com o apoio da Fecomércio, vai discutir a implantação da Ferrovia Porto Velho- Vilhena, uma extensão da Ferrovia Transcontinental que liga os portos do Rio de Janeiro, no Atlântico,  cortando todo o país até o Peru, no oceano Pacífico, e todo modal de transporte do Estado.

Com a coordenação da deputada federal Marinha Raupp e do senador Valdir Raupp, estarão presentes ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da Republica; Bernardo Figueiredo Gonçalves diretor da EPL- Empresa de Planejamento e Logística; Josias Sampaio Cavalcante Junior presidente da  VALEC- Engenharia e Construções de Ferrovia, além  dos parlamentares que integram a CVT, na Câmara Federal e integrantes do setor produtivo.

Uma grande conquista das lideranças políticas e empresariais da Região, tendo em vista o escoamento de grãos, do norte de Mato Grosso e em Rondônia já existem 5 milhões de toneladas soja  que viabilizam, de imediato, o trecho da Ferrovia  com a grande vantagem de reduzir custos e desafogar a BR-364, única estrada que liga a Amazônia Ocidental ao Centro-Oeste.  

A viabilidade da estrada também teve o interesse do Grupo Maggi e dos produtores de soja do Mato Grosso que, nas proximidades de Vilhena, produzem mais de 25 milhões de toneladas de soja, que, em boa parte, poderão ser beneficiados com a maior facilidade de escoamento dos produtos, menor desperdício e barateamento do frete.

O senador Raupp e o senador acreano Jorge Viana defenderam que é importante que se dê atenção à integração por meios multimodais, daí, a necessidade de se tratar de buscar que sejam feitos os investimentos em ferrovias com prioridade, mas, sem se descuidar das demais modalidades de transportes.

Em cima desta discussão, e pelo fato da deputada Marinha Raupp, ter aprovado requerimentos na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados sobre os problemas de infra-estrutura, em especial uma nova saída para o Pacífico pela BR-080, pela conclusão da BR-429, entre outras coisas, e ter atuado fortemente em prol da construção de novos aeroportos, foi deliberado que seria oportuno fazer um seminário para discutir os investimentos em infraestrutura necessários para a integração regional com ênfase na união entre o Pacífico e o Atlântico.

A prioridade dada  na inversão da Transcontinental- EF 354 foi levantada  também como um das teses principais do XIX FÓRUM AMAZÔNIA LEGAL, evento que reuniu os presidentes, superintendentes e dirigentes de todas as entidades do Sistema Fecomércio da Amazônia Legal, em Porto Velho, no período de 10 à 13 de abril de 2013, quando se buscou unir os estados da Amazônia em torno da ideia.

Raniery Coelho, presidente da Fecomércio Rondônia também lidera e preside o Conselho Empresarial da Amazônia Legal- CODEMA, órgão que congrega as lideranças empresariais do comércio do Norte do País ressalta a importância do empreendimento com reflexo em todas as regiões produtoras. Ele esteve, em Brasília, ao lado do vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio- CNC José Roberto em reunião com os senadores do Acre Jorge Viana e de Roraima Romero Juca, tratando do assunto que é um dos mais importantes do pós-usinas.Na reunião saiu a notícia dada pelo senador Raupp que a elaboração do projeto já havia sido providenciada e que, possivelmente, até o final do ano deveria estar concluída com a possibilidade de inclusão já no orçamento de 2014.

Fonte: Ascom/Fecomércio RO

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