Terça-feira, 1 de outubro de 2013 - 14h21
Como parte da abertura do “Seminário de Integração Logística de Transportes do Estado de Rondônia” a ser aberto às 14h00min, do dia 03 de outubro, na Câmara dos Vereadores de Guajará-Mirim, está previsto mais uma grande conquista do Município que é o lançamento da Ponte Binacional que liga o Brasil à Bolivia. Como se sabe a da Ponte Binacional Brasília/Bolívia, a ser construída pelo governo federal sobre o rio Mamoré ligando Guajará-MirimRO) a Guayara-Merin, no lado boliviano, se trata de um projeto já apresentado pelo diretor
de Planejamento e Pesquisa do DNIT nacional, José Florentino Caixeta, durante audiência ocorrida com o senador Valdir Raupp, a deputada federal e os prefeitos de Guajará-Mirim, Dúlcio Mendes e de Nova Mamoré, Laerte Queiroz, que terá uma extensão de 1.220 metros e largura de 17m e 30cm e inclui aduana, acessos complexos de fronteira e estrutura feita a partir da avançada tecnologia.
A ponte é essencial para poder se buscar realizar uma nova rota para o Pacífico que irá interligar, via BR-080, o Planalto Central, cortando pelo Mato Grosso, e saindo em Rondônia por Machadinho d’Oeste, passando por Ariquemes, Monte Negro, Campo Novo, Buritis e saindo de Nova Mamoré, já próximo de Guajará-Mirim, que é a saída de Rondônia para o Pacífico. Segundo o presidente da Fecomércio/RO, Raniery Araújo Coelho, “A ponte binacional é um grande passo para que haja uma maior integração com a Bolívia e que se possa reivindicar os investimentos em infraestrutura fundamentais para dinamizar toda esta grande região”. Para o senador Valdir Raupp “A construção dessa ponte vai fortalecer a integração entre os dois países, a partir do estado de Rondônia”. Também o senador destacou que além da ponte, o projeto para construção da Usina Cachoeira Ribeirão se encontra em fase bastante adiantada e será um fator de maior aceleração do desenvolvimento da região fronteiriça Brasil/Bolivia”. Para a deputada Marinha Raupp, a ponte binacional caminha para, enfim, ser executada. “Este lançamento é fruto da minha ação ao lado do senador Raupp junto ao governo federal para que a região de Guajará-Mirim se fortaleça com uma nova saída para o pacífico”, disse. A construção mesmo sendo feita com recursos brasileiros será dividida, meio a meio, entre os trabalhadores brasileiros e bolivianos, que construirão cada um a parte de seu lado, como uma forma de dividir os frutos e sedimentar a união entre bolivianos e brasileiros.
Fonte: Ascom/Fecomércio RO
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)