Quarta-feira, 10 de julho de 2013 - 11h35
O Sintero comunica aos alunos da rede estadual, aos pais e à sociedade que a maioria dos trabalhadores em educação estaduais decidiu encerrar a greve iniciada no dia 21 de maio mediante as seguintes conquistas:
- Gratificação de 7,97% a partir de 1º de agosto deste ano, índice de correção do Piso Salarial Profissional Nacional, que era o mínimo definido pela categoria para encerrar o movimento;
- Revisão do vencimento básico em 5,87% em abril de 2014 e 6% em
janeiro de 2015, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei
Eleitoral; e
- Destinação de R$ 500 mil por mês para pagamento da Licença Prêmio em pecúnia.
Da proposta encaminhada pelo governo do estado a categoria não aceita o condicionamento da efetiva implantação do Plano de Carreira nem a limitação da realização de novos movimentos por se tratar de uma garantia prevista na Constituição Federal.
A decisão de encerrar a greve foi tomada por mais de 60% dos trabalhadores em educação representados pelas Regionais: Rio Machado-7,9%, Norte-29,5%, Mamoré-4%, Guaporé-6,8% e Cone Sul-11,3%.
Optaram por manter a greve os trabalhadores em educação das seguintes Regionais: Estanho-8,7%, Mata-9,6%, Centro I-4,9%, Centro II-4,9% e Café-5,4, que representam 33,5% da categoria.
A Regional Apidiá, que representa 7%, ficou indefinida na última assembleia, mas já havia concordado com a gratificação de 6% proposta pelo governo anteriormente. Na maioria dos municípios que compõem a Regional Apidiá a decisão foi pelo encerramento da greve.
Portanto, em respeito ao estado democrático de direito e de acordo o estatuto do Sintero, a direção do sindicato acata o resultado e declara encerrada a greve por decisão da maioria dos filiados reunidos em assembleias em todo o Estado.
O Sintero reafirma o compromisso da categoria com a melhoria da qualidade do ensino e comunica que as aulas dos dias parados serão repostas, sem prejuízo aos alunos, e que o recesso escolar será cumprido conforme calendário escolar definido anteriormente.
O Sintero agradece aos alunos, aos pais e à sociedade, que apoiaram o movimento, e destaca a coragem, a bravura e a garra dos trabalhadores em educação, provando, mais uma vez, que sem luta não há conquistas.
Somos muitos, somos fortes.
SINTERO – Filiado à CNTE e CUT
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple