Quinta-feira, 18 de abril de 2013 - 18h52
	De forma descontraída, o jornalista Sérgio Pires iniciou a entrevista pedindo ao governador que desse boas notícias aos telespectadores das 22 emissoras que levarão o programa a toda população do Estado. Ao final da abordagem do tema saúde, o jornalista aproveitou para dar um testemunho pessoal afirmando que sempre que precisa busca atendimento no serviço público e tem constatado melhorias, principalmente ausência de pacientes no chão do Pronto Socorro João Paulo II..jpg)
O custo com os cerca de oito mil presidiários no Estado, estimado em R$ 18 milhões ao mês, foi apontado pelo governador como uma problemática que requer solução urgente, considerando que Rondônia tem pouco mais de 1,5 milhão de habitantes, enquanto Alagoas, que tem mais de 3 milhões, tem apenas mil presos. “Rondônia deve ser um dos Estados que mais prendem no Brasil, e o custo é alto. O juiz manda prender e eu [governo] é que tenho que cuidar”, disse Confúcio, ressaltando em seguida a necessidade de se buscar alternativas simples e modernas em outros países e também uma nova discussão federativa com vistas a passar à União a responsabilidade pelas prisões motivadas pela droga.
O assunto estradas também esteve em pauta, ocasião em que o governador lamentou o descumprimento de prazos para o início de obras acertadas junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte Terrestre (Dnit) em Brasília, e se prontificou em assumir trechos da esfera federal, a exemplo da BR-425, que liga a BR-364 aos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
Apesar dos reflexos financeiros mundial no Brasil e das medidas econômicas adotadas pelo governo Federal, que promoveram perdas de receita aos Estados e municípios, Confúcio Moura avaliou de forma positiva a situação de Rondônia, citando o crescimento de 6% em 2012, conforme dados extra-oficiais. “Nenhum Estado cresceu tanto em 31 anos”, disse.
As ações governamentais em todos os municípios, aumento da produção da soja, que antes se limitava ao Cone Sul do Estado, assim como a piscicultura e o incentivo à industrialização para consumo interno e externo, começando pela inserção do peixe na merenda escolar, são outros aspectos positivos mencionados pelo governador na entrevista, que tem duração de 26 minutos divididos em dois blocos de 13 minutos.
	Fonte: Veronilda Lima
	Foto: Ésio Mendes
	 
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Servidores efetivos vs. comissionados
O excesso de comissionados em instituições e órgãos públicos tem sido alvo de frequentes investidas por parte do Ministério Público de Rondônia (MPE

MP RO deflagra operação contra a grilagem e o desmatamento na Estação Ecológica Samuel
Veja a reportagem:

Desembargador Alexandre Miguel é eleito presidente do TJ RO para o biênio 2026 2027
Veja a reportagem:

“Os países não têm amigos nem inimigos. Os países têm interesses”. Essa frase antológica do ex-primeiro ministro britânico Winston Churchi
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
    Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)