Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nazif pede apoio para tirar IPAM da 'UTI'


Em visita realizada à sede do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), nesta sexta-feira, 22, o prefeito Mauro Nazif pediu o apoio e a colaboração dos servidores do órgão para tirar o instituto do vermelho. Com um rombo de mais de R$ 8 milhões, o Ipam encontra dificuldades para manter alguns serviços prestados aos servidores municipais e seus familiares, como é o plano de saúde que não existe mais. Clique AQUI e assista comentário do Dr. Viriato Moura no Programa Viva Porto Velho.

Lembrando ter sido uma dos primeiros a apoiar a proposta de criação do Instituto, na época em que ainda era vereador, Mauro Nazif afirmou que essa união é necessária para se evitar o que ocorra com o Ipam o mesmo que aconteceu com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Rondônia (Iperon), que deixou de prestar assistência médica aos funcionários do Estado.

“Temos de centrar todos os nossos esforços no sentido de soerguer o Ipam, para que os servidores municipais não sejam prejudicados. O Instituto é um patrimônio da categoria, e todos nós temos que ter zelo e responsabilidade na gestão do órgão. Mas não é só o prefeito e a direção do Instituto que tem essa responsabilidade. Todos aqui tem que ter esse sentimento. E temos que tomar todas as medidas necessárias para que o Ipam-Saúde não quebre. Se com relação a previdência o Instituto está ajustado, infelizmente, o mesmo não se dá com relação a saúde. E precisamos tirar o Ipam da UTI”, disse o prefeito.

O Ipam foi criado pela Lei Complementar nº 01, de 23 de julho de 1990, é um órgão da administração municipal, com personalidade jurídica e de natureza autárquica, dotado de autonomia administrativa, patrimonial e financeira.

Ao Instituto cabe a prestação de serviços de assistência médica, aos segurados e seus dependentes. O Ipam é também um órgão gestor das aposentadorias e pensões dos servidores municipais, responsabiliza-se, nessa condição, pelo pagamento de benefícios previdenciários aos aposentados pensionistas da prefeitura. Hoje, o Ipam atende a mais de 19 mil segurados e dependentes. Mantém convênios com hospitais, clínicas, laboratórios, médicos e óticas, além do atendimento odontológico.

O Ipam atravessou períodos de dificuldades e até correu o risco de fechamento, principalmente com a aprovação da Lei de Reforma da Previdência em 1998, que reorganizou os institutos previdenciários estaduais e municipais.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)