Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Líder indígena Almir Suruí se emociona ao receber título de Doutor 'Honoris Causa' da UNIR


Líder indígena Almir Suruí se emociona ao receber título de Doutor 'Honoris Causa' da UNIR - Gente de Opinião


Com o auditório da UNIR-Centro lotado e na presença de vários indígenas do povo Suruí, além de autoridades, o líder indígena Almir Narayamoga Suruí, de 38 anos, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” das mãos da reitora da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professor doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho. Além da outorga de título, Almir Suruí foi saudado com a leitura de seu histórico de vida e de defesa dos direitos humanos do Povo Suruí e demais povos indígenas. A leitura foi feita pelo professor doutor Dorisvalder Dias Nunes.

A sessão solene foi apreciada por representantes de órgãos importantes na mesma luta de Almir Suruí a favor dos direitos humanos indígenas, tais como o representante da Secretaria de Direitos Humanos, Biel Rocha, Major César da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o procurador do Ministério Público Federal, Reginaldo Trindade, o secretário municipal do Meio Ambiente, Edijales Benicio, o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Urarivê Suruí, e a secretária estadual do Meio Ambiente, Nanci Maria Rodrigues, além de professores, famílias do Povo Suruí e sociedade.

O líder indígena emocionou-se ao iniciar o discurso de agradecimento. “Gostaria de agradecer a professora Berenice e demais professores do departamento de Geografia. Me sinto honrado por esta homenagem histórica em Rondônia e dedico à minha mãe e a toda minha família, que me educaram e apoiaram minha luta pelo desenvolvimento sustentável e pelos direitos humanos”, agradeceu Almir.

A reitora, Berenice Tourinho, expos a importância da outorga do título de Doutor Honoris Causa à Almir Suruí. “O título oferecido por uma universidade pública deve levar em conta o compromisso do agraciado com as lutas e a resistência de ontem e da atualidade por causas que enobrecem a humanidade”. No final do discurso, Berenice enfatizou que “o título representa o desejo da UNIR em homenagear e apoiar a luta de todos os povos indígenas de Rondônia”.

Como um grande guerreiro, Almir tem ideias modernas e postura de liderança nata, qualidades que o credenciam como mediador na luta pelos direitos dos primeiros habitantes da Amazônia e a deixa claro a necessidade do envolvimento dos não-índios. “A contribuição de todos é bem vinda, não somente para a melhoria de vida dos povos indígenas, como para a humanidade”, agradeceu Almir Suruí.

Fonte: UNIR

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató

Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste

Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste

A cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, acaba de ser palco da primeira pesquisa de intenção de voto conduzida pela Data Continental, focando n

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Com a proposta de reforçar o papel das instituições de ensino como espaço estratégico para a promoção de direitos e proteção integral da infância e

Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB

Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB

Com atuação firme na saúde pública, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) segue investindo em Rondônia com emendas e projetos que fortal

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)