Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 - 10h25
Em discurso ontem, terça-feira (26), o senador Ivo Cassol (PP-RO) acusou o procurador Reginaldo Trindade de usar o Ministério Público Federal de Rondônia “em benefício próprio” de maneira corporativista. Conforme afirmou o senador, gravação de vídeo mostra o procurador admitindo ser complacente com a exploração ilegal de madeira e diamantes em terras indígenas.
Cassol leu trechos das declarações do procurador na reunião, que teria sido gravada em vídeo pelos índios Suruí, e em que teria sido dado o aval do procurado para a retirada de madeira ilegal daquela área indígena.
Ivo Cassol acrescentou que quem sofreu o desgaste público, em nível mundial, como depredador da natureza, foi ele, que era governador do estado de Rondônia, e que levava a culpa "pela inoperância, pela complacência, pela participação, pela conivência do Ministério Público Federal do estado".
O senador disse que depois de apresentar essa denúncia na Corregedoria Nacional do Ministério Público, foi surpreendido por uma denúncia-crime segundo a qual ele estaria caluniando o procurador. Cassol acusou o procurador de persegui-lo.
Além disso, na semana retrasada, segundo informou Cassol, o Ministério Público Federal de Rondônia o processou por improbidade administrativa, acusado-o de “embaraçar, desmerecer e desacreditar os trabalhos dos membros do Ministério Público e da Polícia Federal”.
Cassol mostrou da tribuna um memorando da Fundação Nacional do Índio (Funai) datado de 15 de setembro de 2005 que comprovaria as ilegalidades em terras indígenas. O senador cobrou providência do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.”Foi o procurador-geral que participou da reunião. Os índios o gravaram e disseram para ele que poderiam denunciá-lo, mas que não iriam denunciá-lo. E ele falou que sabia até da extração ilegal de diamantes, onde morreram 29 garimpeiros, onde continua até agora a extração ilegal. E ai ele falou que não podia fazer nada” - disse Cassol.
Fonte: Agência Senado
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor em RO
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) confirmou, nesta semana, o empenho do recurso no valor de R$ 24 milhões destinado à Fundação Pio XII – Hospit

Cacoal: campanha preventiva do câncer supera expectativa da Assdaco
Mais 887 pessoas, entre homens e mulheres, participaram da campanha denominada Comboni rosa e Comboni azul, realizada pela Associação Assistencial à

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)