Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sto. Antônio Energia encerra protocolo de compensações


Com a assinatura do termo de quitação parcial do Protocolo de Intenções, firmado em julho de 2008, entre a Prefeitura de Porto Velho e a concessionária Santo Antônio Energia, ficam oficialmente entregues ao município 130 ações de Sto. Antônio Energia encerra protocolo de compensações - Gente de Opiniãocompensação social nas áreas de Educação, Saúde (saúde pública e controle de vetores) e Apoio ao Município. O Protocolo de Intenções é um dos itens que condicionam o licenciamento ambiental para a construção e operação da UHE Santo Antônio.

Foram restauradas e construídas escolas municipais urbanas e rurais, que receberam equipamentos escolares, além de quadras poliesportivas cobertas. Na área de saúde também foram construídos e reformados postos de saúde, dotados de equipamentos, além da construção do Centro de Especialização em Saúde e dos projetos para a implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).

No programa de monitoramento de vetores, a Santo Antônio Energia apoiou ações da Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, através da contratação e treinamento de agentes para combate à dengue; impressão de folhetos; aquisição de motocicletas e caminhonetes; construção de postos de apoio para combate à malária; distribuição de Mosquiteiros Impregnados de Alta Duração (MILD), entre outras iniciativas.

Fortalecimento institucional com diferentes ações como diagnóstico ambiental de área para aterro sanitário; elaboração de projeto para novo terminal rodoviário; Plano de Mobilização Urbana; obras de drenagem e pavimentação asfáltica em Jacy-Paraná; melhorias nos cemitérios Santo Antônio e de Jacy-Paraná (calçamento, muros, limpeza); construção de Centro Administrativo do Distrito de Jacy-Paraná; geoprocessamento de área urbana de Porto Velho. Foram oferecidas qualificações de mão de obra, em convênio com o Sistema S, com cursos de capacitação profissional. Algumas obras – como o Complexo ‘Espaço Mulher’ – estão em andamento e serão entregues já na próxima gestão municipal.

No evento de assinatura de encerramento, o secretário municipal extraordinário de Programas Especiais (Semepe), Pedro Beber, relembrou o início das conversações com a concessionária, iniciadas dia 28 de março de 2008, onde as informações colhidas durante a elaboração do documento Estudos de Impacto Ambiental / Relatório dos Impactos ao Meio ambiente (EIA-RIMA) foram transformados em compromissos constantes do Plano Básico Ambiental (PBA), onde as compensações sociais são detalhadas.

“Porto Velho teve onze Unidades de Saúde reformadas e outras 24 ampliadas ou construídas. A Santo Antônio Energia fez muito mais que as 98 salas de aula que deveriam ser construídas, pois estas escolas vieram sala de professores, sala de direção, cozinhas, banheiros e refeitórios, além de quadras poliesportivas cobertas e equipamentos. Tivemos também capacitação de pessoas, aquisição de viaturas, manutenção de viaturas, aquisição de equipamentos e insumos. Através do Plano de Modernização Administrativa Porto Velho poderá implentar a modernização tributária, vindo a superar a queda de arrecadação que pode advir nos próximos anos, coma redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Estamos orgulhosos de termos atingido esta meta”, assegurou Beber. Com o Plano de Mobilidade Viária, Porto Velho apresentou projetos ao Ministério das Cidades e deverá receber R$ 90 milhões para cuidar do trânsito e da acessibilidade.

Já o representante da concessionária, Alexandre Queiroz, coordenador de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, destacou o entrosamento entre os técnicos da Prefeitura, representados pelos funcionários da Semepe, quando foi possível realizar o que estava previsto e demonstrar isso publicamente, com transparência. “Porto Velho é o primeiro município brasileiro a concluir o processo de compensação social de um grande empreendimento e agora a cidade dispões de instrumentos – como o Geoprocessamento, que facilita a implantação de ações políticas públicas, já que o município passa a ter o cadastro único multifinalitário”, disse.

Alexandre Queiroz esclareceu ainda que “é importante destacar que o encerramento parcial deve-se ao fato de que existem obras e ações compromissadas e em andamento a serem finalizadas em futuro próximo, e não devido a alguma atraso ou inadimplência da Santo Antônio Energia”

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir do fim de 2015, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A UHE Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.

Fonte: José Carlos Sá
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)