Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Esta briga não é a do povo de Rondônia


Gente de OpiniãoCom certeza,  o que acabou se tornando uma briga de rua, envolvendo o presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia Hermínio Coelho e o governador Confúcio Moura não é uma causa do povo de Rondônia. É uma briga deles, de interesse político deles – afinal, um quer cassar o outro – e o mar de lama advindo deste confronto só vai prejudicar o estado. Afinal, quem pode confiar num governador e num presidente da Assembléia Legislativa que estão se enlameando? Que governo federal pode acreditar no destino dos recursos enviados para cá, se nossa classe política gera escândalo atrás de escândalos? É por isto que os nossos vizinhos levam vantagem. As pelejas deles ficam reservadas apenas para a época da eleição, fora disto todo mundo se une pelas bandeiras comuns. É o caso do Acre: Rio Branco tem rodoviária internacional, o Acre quatro pontes novas, inclusive internacionais. O estádio Arena da Floresta é coisa de primeira.

Voltando a Rondônia: Falta bom senso aos dois lados.  Que ambos resolvam suas pendengas na justiça. Deixem que o Barbosão – aquele do Supremo – decidir as diferenças. Lá, as coisas começam a ser decididas com seriedade.

Tanto o governo do estado como a Assembléia Legislativa saíram fragilizados com o  rumoroso caso da Operação Termópilas. As punições foram ridículas e o rondoniense ainda esta com um pé atrás com tudo o que aconteceu - e esperando ainda que ocorra justiça contra as ratazanas que saquearam o erário. Mas no lugar da ansiada justiça, o que se vê é mais e mais brigarada política. Até quando?

Lembrando que cada vez que um confronto deste porte, envolvendo os dois poderes chega a este ponto, atraindo para cá as atenções da grande imprensa, logo em seguida pinta um temporal daqueles. Os jornalistas de fora vêm fuçar os casos escrabosos, a Polícia Federal aguça seus ouvidos, e ao final todos os envolvidos acabam na vala comum.

Um dos efeitos colaterais desta briga é que o funcionalismo público já esta apavorado. O fantasma do atraso dos salários assombra cada vez mais e com as duas autoridades máximas se pegando, a desconfiança só tende aumenta. Com os dois poderes em rota de colisão a ameaça – cada vez mais presente – da volta dos atrasos de pagamento aumenta bastante.

Por tudo isto, faço um apelo ao bom senso do Sr. Governador e do Sr. Presidente da Assembléia Legislativa. Que a justiça decida sobre os culpados. Será que nem no período natalino teremos paz? E é preciso brigar até sábado a tarde e domingo pela manhã? Arre! Virou briga de rua...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Adailton Fúria entrou numa fria ao ser convencido a disputar o governo de Rondônia

Adailton Fúria entrou numa fria ao ser convencido a disputar o governo de Rondônia

Belo palavrãoÉ possível que o progresso futuro dos povos amazônicos esteja ligado ao melhor emprego de um palavrão inventado há pouco pelos cientist

O partido Novo em Rondônia surpreende com uma boa nominata para a disputa da Assembleia Legislativa

O partido Novo em Rondônia surpreende com uma boa nominata para a disputa da Assembleia Legislativa

Belo palavrãoÉ possível que o progresso futuro dos povos amazônicos esteja ligado ao melhor emprego de um palavrão inventado há pouco pelos cientist

Prometem, mas não cumprem, grande troca-troca e as estimativas

Prometem, mas não cumprem, grande troca-troca e as estimativas

Prometem, mas não cumpremTodos os políticos eleitos prometeram segurança à população, mas já se viu que nenhum cumpriu. O prometido ficou na propag

A disputa pelas duas cadeiras ao Senado em Porto Velho está rachada

A disputa pelas duas cadeiras ao Senado em Porto Velho está rachada

Esperando soluçõesGovernos, parlamentos e Justiça existem e funcionam para concretizar a democracia, mas em alguns países os governos batem cabeça

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)