Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coquetel explosivo


Coquetel explosivo - Gente de Opinião

Coquetel explosivo

Está formado um coquetel explosivo na Penitenciária Federal de Porto Velho. Façam as contas: Temos expoentes do PCC que se juntaram à terroristas das FARCs colombianas num presídio de um estado fragilizado em termos de segurança pública. Viramos, mesmo, curva de rio.


Trinta de Piraquara

Até o início da década passada Rondônia não sabia o que era chacinas nos presídios e preso jogando bola com cabeças decepadas. O aprendizado veio com a trinca de Piraquara (PR), imposta à Rondônia, pelo Ministério da Justiça. Pode vir por aí mais um rastro de violência.

 

Coquetel explosivo - Gente de OpiniãoLei orçamentária

Coube ao deputado e ex-presidente da ALE Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste) o encargo de comandar a proposta orçamentária 2013 emanada do Palácio Presidente Vargas. Ele tem alertado aos colegas sobre os prazos para a entrega das emendas para que a matéria seja agilizada e a peça suba o plenário para votação.

 

Gente de OpiniãoTodas as atenções

Assim como nos estados e municípios, que começam a examinar e estimar seus respectivos orçamentos, em Brasília o Orçamento da União 2013, toma as atenções dos congressistas. A peça orçamentária esta amarrada nas comissões e a falta entendimento entre os parlamentares e o governo retardam as definições.

 

Gente de OpiniãoA chiadeira

E por falar em orçamento da União, uma das maiores queixas dos deputados federais e senadores é que uma expressiva parte das emendas acaba no vazio, sem a liberação de recursos para a execução das obras. O fato tem gerado desgaste até da bancada governista perante a presidente Dilma Roussef.

 

Gente de OpiniãoSanto Antônio

Verificando os relatórios de contrapartidas das usinas hidrelétricas é possível constatar a disparidade entre os recursos destinados pelo consórcio Santo Antônio a Porto Velho, comparado com o que foi destinado pela turma de Jirau. Santo Antônio foi muito mais generoso e ágil no aporte de recursos.

 

Nossa homenagem

Não poderia deixar de registrar nossa homenagem a pioneira Adamar Santos Saraiva, falecida no final de semana, vitima de acidente de trânsito. Ela foi a primeira odontóloga de Porto Velho, ainda nos tempos do Território Federal. Uma lacuna impreenchível.

 

 
 

Coquetel explosivo - Gente de OpiniãoO extermínio

Nesta quinta-feira, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias vai discutir na Câmara dos Deputados o extermínio de jovens nas regiões Norte e Nordeste. Acredita-se que o fenômeno da violência juvenil tenha varias variantes, entre elas o tráfico de drogas e o crime organizado.

 

 
 

As invasões

Todo final de ano é assim em Porto Velho. Os invasores profissionais deixam antigas invasões e pulam para outras para ganhar um dinheiro extra. Tem lotes vendidos até R$ 1,5 mil nas invasões do Feliz Natal, Flamengópolis e Planeta dos Tiquinhos, espalhados nas regiões do Jardim Planalto, Vila Mariana e Cascalheira.

 

Do Cotidiano
As telecomunicações

A Anatel aprovou por unanimidade, no dia 01 de novembro, o Plano Geral de Metas de Competição, que regulará, a partir do dia 12 deste mês, o mercado de telecomunicações. Além de tornar o mercado mais competitivo, essa medida visa reduzir o preço das tarifas pagas pelo consumidor. Como o número de usuários aumentou vertiginosamente nos últimos anos, a ponto de haver mais linhas ativas que brasileiros, o preço das tarifas ainda pode baixar mais.

No início da década de 90, os celulares chegaram ao Brasil com preços tão altos que poucas pessoas podiam pagar. A linha era negociada e cotada em dólar (alguns milhares deles), os aparelhos caríssimos e as tarifas também. Até os mais abastados utilizavam com moderação o dispositivo que era tido como um precioso recurso.

Nesse cenário, havia uma coisa boa e que infelizmente não conseguimos vislumbrar, sequer, a possibilidade de resgatar: a qualidade! Falava-se em alto e bom som e a linha não caia. Quando se estava longe da torre havia um pouco de chiado, mas geralmente isso acontecia apenas quando se estava em movimento.

Essa qualidade se deve a uma razão muito simples. O serviço foi implantado e desenvolvido por engenheiros de grande bagagem, profissionais de carreira das teles estatais. No estado de São Paulo a Telesp Celular era a responsável.

Outro fator de relevante importância eram as características dos equipamentos e materiais usados - tudo de primeira. O que havia de melhor na indústria de telecomunicações eram pensados pelos investidores. Pesquisa, inovação e qualidade eram prioridade nas empresas.

Hoje assistimos a qualidade do sistema em queda livre por diversas razões. As condições dos equipamentos terminais bem como na infraestrutura das redes não é mais de primeira categoria. O preço das tarifas diminuiu juntamente com a qualidade do serviço.

Muitas empresas hoje oferecem até "Tarifa Zero", só que a qualidade literalmente é zero. Na internet as operadoras garantem apenas 20% da capacidade da banda larga vendida. Adianta pagar pouco e o serviço ser péssimo? Sinceramente, como consumidores, não é isso que esperamos. (por Dane Avanzi)

 

Via Direta

*** O povoamento do outro lado da ponte da BR-319 começa com invasões de terras urbanas e rurais *** Nasce assim Porto Madeira, uma espécie de segundo Distrito de Porto Velho *** E a greve dos Policiais é mais um desafio para o Governo Cooperação.

Coquetel explosivo - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)