Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

PCC CHEGOU A PORTO VELHO


Gente de Opinião
Gente de Opinião

PCC chegou

Hoje o ministro da Justiça José Eduardo Cardoso decidiu com o governador paulista Geraldo Alckmin a transferência do líder do PCC Antonio Cesário, o Piauí, para a penitenciária de Porto Velho. É mais um baita presente de grego para Rondônia e já vimos as conseqüências disto quando da transferência de Beira-Mar.

 

PCC CHEGOU A PORTO VELHO - Gente de Opinião


Economia de guerra

Agora já não são mais conjecturas. O próprio governador Confúcio Moura (PMDB) confirma a crise instalada no estado. Os fornecedores e aluguéis dos prédios públicos já estão em atraso, à prioridade agora é o pagamento dos salários do funcionalismo. Existem cortes até na carne.

Más lembranças

Na última crise rondoniense, ao final do governo de Valdir Raupp (PMDB), no findar dos anos 90, seu sucessor José Bianco (PFL) acabou demitindo 5 mil servidores para colocar em dia pelo menos quatro folhas atrasadas. O Estado só voltaria a ganhar fôlego anos depois com o advento das hidrelétricas.

 

O desenho

Esse início de pós-usinas, com a perda de FPE a razão de quase 35 milhões ao mês é a mãe de todos os problemas. Não bastasse, o governo do estado é acuado pela oposição na ALE, pelos sindicatos em busca de aumento, pelos demais poderes que clamam por mais recursos no orçamento 2013.

 

Nossa economia

Em 2011 nada indicava que o Estado de Rondônia poderia entrar nesta roubada. O Estado cresceu a razão de 7 por cento, um recorde nacional, muito acima da média nacional. O estado, movido à agroindústria, apesar dos pesares, vai bem. Já, o lado governamental esta patinando.

 

Nos municípios

E a crise se arrasta nos municípios. Seja com dezenas de demissões em Vilhena e Colorado, ou com cortes drásticos na saúde e na educação em Jaru. Os prefeitos estão deixando de atender demandas sociais para poder ajustar as contas a temida Lei de Responsabilidade Fiscal.
 

 

 

 

 

Encontro adiado

Em virtude de uma viagem do atual prefeito Roberto Sobrinho o primeiro encontro com o prefeito eleito Mauro Nazif foi adiado. Com isto, Nazif cumpriu agenda pela manhã na capital onde visitou o vice- governador Airton Gurgaz e ao final da manhã viajou para Brasília.

 

Os eleitos...    

Prefeitos eleitos, os deputados estaduais eleitos Jesualdo Pires (Ji-Paraná) e Lourivaldo Amorim (Ariquemes) e o federal Mauro Nazif esperam com ansiedade a posse em 1º de janeiro. Será mais uma etapa de grande importância nas suas carreiras. Foram grandes deputados e querem ser excelentes administradores.

 

...E os suplentes

Já, os suplentes dos deputados acima – Claudio Carvalho, Adriano Boiadeiro e Anselmo de Jesus que perderam as eleições em 2010, terão uma grande oportunidade para voltar a brilhar e tocar adiante, então, o projeto de reeleição. Destes, Carvalho  já se mostra o mais articulado.

 

 

Do Cotidiano
O forte da Amazônia

Consta que a ordem partiu do rei João V de Portugal (1689–1750). Sua Provisão-Régia, datada de 15 de dezembro de 1684 ou determinou ou sacramentou a construção do futuro Forte de São José da Barra do Rio Negro, que também viria a ser conhecido como Fortim de São José, Forte do Rio Negro, Fortaleza de São José do Rio Negro e Fortaleza do Rio Negro.

Sua localização ficaria na margem esquerda da barra do rio Negro, um pouco acima da sua confluência com o rio Solimões, no que hoje é a cidade de Manaus. Segundo a Provisão-Régia, seriam “pelo rio das Amazonas acima quatro casas-fortes”.

Elas ficariam nos rios Tapajós, Negro, Solimões e Madeira, “e para a defesa destas fortalezas e segurança da Campanha bastarão ter cada uma dez soldados e de duas até quatro peças de artilharia; as quais fortalezas se podem fazer com pouco dispêndio a respeito de seu interesse por ser a fábrica de madeira, e de terra uma e outra tão própria para duração, e segurança que a terra se conglutina, e faz com o tempo tão firme e tão dura como as pedras, e as madeiras são incorrutíveis, e deles também entendido o usaram continuamente os índios deste sertão em guerras uns contra os outros”, diziam os historiadores.

O rei João V de Portugal, que ficaria conhecido como “O Rei Sol Português”, por conta do luxo de seu reinado, passou à história negativamente por sua fixação sexual em freiras. Os fatores positivos falaram muito mais alto.- Além de determinar a edificação dos fortes para a proteção da Amazônia, coube-lhe a conquista fundamental de reafirmar o princípio do equilíbrio geográfico na América do Sul, ficando para Portugal a bacia fluvial do Amazonas e à Espanha a do Rio da Prata. Contribuiu para essa conquista a assessoria recebida de Alexandre de Gusmão. Brasileiro, nascido em Santos, Gusmão conseguiu imortalizar saudavelmente a biografia de João V com o Tratado de Madrid, assinado em 13 de janeiro de 1750.

O princípio do uti possidetis prevaleceu sobre o Tratado de Tordesilhas. Se este vigorasse, o Brasil ficaria privado de grande parte de seu atual território. Com isso, a diplomacia de João V/Gusmão impunha a vitória da ação dos bandeirantes sobre as linhas definidas pelos reis de Portugal e Espanha no século XV.

 
 

Via DiretaPCC CHEGOU A PORTO VELHO - Gente de Opinião
 

***Afinados, o prefeito eleito Mauro Nazif e o vice Dalton Di Franco se reuniram ontem para traçar planos *** Com as chuvas os poços caseiros já estão vertendo água à vontade nos bairros da capital *** Os prefeitos do Cone Sul já estão apertando os cintos...
 


PCC CHEGOU A PORTO VELHO - Gente de Opinião
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)