Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

O ônus do crime organizado


Líderes do PCC – maior facção do crime organizado do Estado de São Paulo – devem ser transferidos para Porto Velho e outros presídios federais, de acordo com acordo firmado entre a Presidência da República e o governo estadual.

A transferência se deve à guerra civil que se instalO ônus do crime organizado - Gente de Opiniãoou no Estado de São Paulo e que já ameaça a ordem pública. Diferentemente do crime organizado de outros estados, o PCC tem um exército de simpatizantes e de membros que aterrorizam a população.

O problema é que esta transferência se dará porque o Estado se revelou incapaz da prevenção e da repressão à barbárie instalada. Deve-se lembrar, ainda, que a transferência para presídios em que vigora o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) é apenas uma vingança pública, e isto deve gerar mais violência por parte da facção criminosa.

Desde 2006, em outro dos acordos espúrios do Estado com o crime organizado, ficou acertado que as lideranças da facção criminosa não seriam disciplinados com severidade – além de receberem o controle dos presídios, os líderes estavam “protegidos” e fora do alcance da disciplina.

Assim, receberemos lideranças altamente experientes na organização do crime, insatisfeitos com a mudança para lugar distante de suas famílias e ainda mais violentos, porque até recentemente não sofriam nenhuma punição ou enquadramento disciplinar.

De uma hora para outra perderam tudo. Certamente, sofreremos com a transferência, pois não receberemos reforços na segurança local e estadual; isto é, ganharemos apenas os ônus gerados por uma política repressiva falha, insuficiente e seletiva, politicamente, do Estado de São Paulo.

É mais do que sabido que, acompanham essas transferências de presos o seu estafe, a família, os advogados e seus próprios prestadores de serviços. Desse modo, com os presos, recebemos o ônus social, institucional por sua manutenção. Se nossa insegurança pública local já é grande e sensível por todos, pode-se esperar pelos agravantes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Apropriação

Apropriação

Os tempos modernos, absolutamente pós-modernos, agudizaram inúmeros fatores da nossa trajetória e existência, e, por isso, preferimos chamar de Vida

Autodescrição - Manifesto Biopolítico

Autodescrição - Manifesto Biopolítico

       O que conta, efetivamente, é que foram e são momentos de afloramento da luta política, de uma Luta pelo Direito, porque invariavelmente estam

10 motivos para ser de esquerda

10 motivos para ser de esquerda

1. Porque lutamos pela Liberdade, Autonomia e Emancipação Sistêmica – com mudanças significativas, radicais, na raiz dos males sociais, econômicos,

O Homem das Cavernas

O Homem das Cavernas

Vi, ouvi, um jurista muito transtornado, absurdado, com o PL da Dosimetria ("dose = dosagem da pena") porque também seriam beneficiados os presos (i

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)