Sexta-feira, 26 de outubro de 2012 - 15h08
Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado recentemente pelo Ministério Público de Rondônia junto à Secretaria de Estado de Saúde resultou na redução de pacientes internados no Hospital João Paulo II, em Porto Velho.
Em inspeção realizada nesta sexta-feira (26), o Promotor de Justiça da Saúde, Hildon de Lima Chaves, constatou não haver mais pacientes acomodados no chão do hospital, embora existam doentes instalados nos corredores. O integrante do MP acredita que dentro de duas a três semanas o problema seja resolvido, uma vez que o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro está realizando um grande número de cirurgias ortopédicas.
Para se ter ideia, segundo o Promotor de Justiça, até esta quinta-feira (25), o HB abriu 15 vagas para internamentos. Hoje, há uma demanda de 30 pacientes para realização de cirurgias, quando este número já chegou a 100. Em 30 dias, será feita reunião para avaliar o cumprimento de todo o Termo de Ajustamento de Conduta.
No TAC, o Ministério Público obteve do Secretário de Estado da Saúde Gilvan Ramos o compromisso de que seriam empregados esforços para que não faltassem materiais, medicamentos, órteses e próteses necessários para a realização de cirurgias no Hospital João Paulo II e Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho.
Dentre os compromissos firmados no TAC estavam também o de realizar a contratação imediata de plantões extras de médicos cirurgiões ortopédicos que se fizessem necessários, respeitando a pontualidade dos pagamentos aos respectivos profissionais, com o objetivo de dobrar a média de cirurgias ortopédicas realizadas habitualmente no HB.
Outra medida acordada foi a transferência, no prazo de 48 horas, de número não inferior a 50 pacientes, atualmente internados no Hospital João Paulo II, para o Hospital de Base.
Fonte: Ascom MPRO
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)