Sábado, 6 de outubro de 2012 - 08h08

DOIS TURNOS
As últimas pesquisas indicavam eleição em dois turnos neste domingo em Porte Velho. Com isto, teremos um novo pleito dia 28 com os dois melhores votados neste domingo. A briga pelas dua vagas está acirrada e pele menos uma delas ainda não estava definida até sexta-feira. O jogo é duro.
.jpg)
TUDO EMBOLADO
Com a maioria dos candidatos embolados, as definições no domingo vão depender muito dos indecisos na capital. Os candidatos Lindomar Garçon (PV) e Mário Português (PPS) tinham uma briga à parte no eleitorado evangélíco. É nesta faixa de votos que conseguiram boa vantagem sobre os oponentes.
.jpg)
VOTO ÚTIL
A expectativa dos partidos e candidatos mais a esquerda (PSB, PT, PSDB e outros) hoje, é também do voto útil para enfrentar os postulantes de linha mais conservadora no segundo turno. Se um deles - Nazif, Mariana ou Fátima Cleide - receber este efeito manada, com o reforço dos indecisos, irá garantir a continuidade no pleito.
A TRADIÇÃO
Existe uma tradição em Porto Velho de duas correntes polarizarem a disputa. Sempre temos na reta de chegada um nome mais conservador (exemplo do passado recente: Chiquilito) e outro mais progressista ( exemplo: José Guedes). Mesmo com a supremacia petista nos últimos anos, sempre o antagonista de Roberto Sobrinho (a esquerda) foi um nome conservador (exemplo de 2008: Garçon).
A RUPTURA
Pela primeira vez existe a possibilidade de seguirem em frente no segundo turno dois nomes conservadores na capital (Garçon e Português). Se isto for confirmado hoje nas umas, vamos seguir uma tendência nacional que está ocorrendo na grande maioria das capitais brasileiras com aversão ao PT. É uma escalada conservadora.
NO INTERIOR
Contrastando com uma eleição morna sem as antigas rivalidades tribais que envolviam a população em Porto Velho nos anos 80 e 90 , no interior a coisa pegou fogo de vez em Ariquemes, Cacoal e Vilhena. Já, em Ji-Paraná a vantagem de Jesualdo Pires (PSB) era grande, como em Ouro Preto do Oeste, com o prefeito Alex Testoni, pr isso um clima mais tranqüilo.
QUINTAL DE ROLIM
Em Cacoal, a revolta era enorme ontem com o propósito dos senadores Ivo Cassol (PP) e Valdir Raupp (PMDB) tentar transformar a cidade num quintal de Rolim de Moura. Eles buscam na apaniguada Glaucioni Nery (PSDCB) um refúgio para continuar mandando e desmandado na capital do café. Está na hora de dar um basta àquela aliança que reúne o maior numero de fichas sujas por m2 em Rondônia.
NO INTERIOR
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) acompanha na reta final os aliados Jesualdo Pires (PSB), Padre Franco (PT), Zé Rover (Vlhena), Rodrigo Melo (Guajará Mirim) entre outros. Ele vota neste domingo em Ji-Paraná e em seguida vai acompanhar atentamente o escrutínio das urnas. Otimista, ele garantiu que o PDT vai mostrar sua força em 2012.

MAIOR PARTIDO?
Maior partido em Rondônia, com governado; senador, dois deputados federais, maior numero de prefeitos e vereadores, o PMDB deverá sair das umas em 2012 encolhido. Conforme as pesquisas, a legenda dos Raupps está levando pau nos principais colégios eleitorais do estado
VIA DIRETA
***A situação do HB ontem continuava crítica, com a falta de materiais para operações***Corredor de cocaína para o sul do país, Rondônia virou agora entreposto da maconha do MT*** Pegou mal a suspensão do debate da TV RO. Tinha virado tradição.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros
Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)