Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Freio nos revoltosos da ALE


Freio nos revoltosos da ALE - Gente de Opinião 

As articulações

A oposição acabou freando o ímpeto em afastar o governador Confúcio Moura e seu vice Airton Gurgacz através de um processo de impeachment. Ocorre que os governistas ampliaram a base de sustentação na Assembléia Legislativa e a iniciativa dos revoltosos  murchou.

 

Freio nos revoltosos da ALE - Gente de Opinião

Fazendo as contas
 


Na refrega do impeachment, os oposicionistas precisavam de 16 deputados. No entanto, conforme o último “censo”  no Legislativo,    a base aliada pulou para 14 parlamentares, sobrando apenas 10 para cumprir a ameaça de  tostar nossos mandatários na brasa, ao molho Madeira.

 

Freio nos revoltosos da ALE - Gente de Opinião

A confirmação
 

No encontro de terça feira entre governistas da Fazenda e Casa Civil com os deputados estaduais as coisas ficaram bem claras. O governo do estado admite que pena com dificuldades financeiras e quer apoio dos demais poderes para ajustar as coisas. Esta comprovada a queda na receita, repasses. Tem um buraco negro nas contas.

 

Freio nos revoltosos da ALE - Gente de OpiniãoAs turbulências

Depois de algumas turbulências, a coligação PSB/PDT trava uma corrida de recuperação em dois grandes redutos da capital, as zonas Leste e Sul. Mauro Nazif e Dalton di Franco apostam forte nos eixos operários para reforçar suas paliçadas. A melhor performance socialista  ainda  na região central.

 

Gente de OpiniãoA caminhada

Com o reforço do cacique  Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT, Mauro Nazif vai liderar a caminhada socialista pela Avenida 7 de setembro, palco das grandes mobilizações, em Porto Velho neste sábado pela manhã. As militâncias do PSB e do PDT estão unidas na marcha da vitória.

 

Tem procedência

 Se de um lado a administração municipal tem sido a grande campeã da regularização fundiária em Porto Velho – já foram emitidos quase 30 mil títulos de propriedade -, de um outro lado tem sido alvo de reclamações quanto à agilidade na liberação de alvarás para a construção civil. A chiadeira continua enorme.

 

Gente de OpiniãoPau no PT

O PMDB de Valdir Raupp quer ver o PT de Fátima Cleide e Roberto Sobrinho estrebuchando no chão. A orientação é descer a lenha nos situacionistas e com isto até setores controlados pelos peemedebistas na prefeitura, como a saúde, está levando cacetadas.

 

Gente de OpiniãoAté o alternativo

Além do PMDB pegando pesado na administração petista recheada de peemedebistas, também o candidato alternativo a prefeito do governador Confúcio Moura, o ex-deputado federal Lindomar Garçon (PV), desce o pau nos petistas no programa gratuito.

 

Gente de OpiniãoMais decente

Seria mais decente, diante de tudo o que esta acontecendo, que o PMDB se retirasse da gestão petista soltando nota oficial sobre a ruptura. Afinal, o PMDB é situação no Palácio Tancredo Neves e, no horário eleitoral age como se fosse oposicionista. Raupp que enganar a quem?

 



 

Do Cotidiano
As perseguições políticas

Hoje, seria um escândalo. O governador, ao ser designado, verificou que os cofres públicos estavam em estado de penúria e pediu reforço financeiro. O dinheiro veio, até o Amazonas se firmar com sua própria receita. Primeiro presidente (governador) da Província do Amazonas, João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, para enfrentar as dificuldades financeiras da administração, conseguiu que o governo imperial redirecionasse ao AM parte das verbas do Pará e do Maranhão durante alguns anos, para suprir o orçamento amazonense. Com parte do dinheiro recebido, Aranha adquiriu uma tipografia e fez circular o primeiro jornal do Amazonas, o Cinco de Setembro, mais tarde renomeado para Estrella do Amazonas.

Tenreiro Aranha teve uma vida cheia de altos e baixos. Nasceu em 23 de junho de 1798, filho do poeta Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha e de Rosalina Espinosa Solkman Tenreiro Aranha. Bento Figueiredo exercia, em Belém, o cargo de escrivão vitalício da Alfândega, falecendo a 25 de novembro de 1811 e deixando João Batista com apenas 13 anos. A mãe Rosalina ficou na pobreza, contando somente com o sítio Memória, resultado daí o apelido do menino: João da Memória.

 Por duas vezes, teve de fugir em pequeno barco à vela e a remo, para São Luís do Maranhão, com sacrifício de saúde e dinheiro, a fim de não cair nas garras dos seus adversários. Em 16 de novembro de 1831 foi reintegrado nas funções de escrivão da Mesa Grande da Alfândega e depois administrador da Mesa de Estiva, onde ficou até 1836, sempre servindo, devido ao seu conhecimento da coisa pública, em várias comissões de importância como as de comércio, indústria, navegação e política.

Ainda em 1832, sofrendo novas perseguições políticas, refugia-se nos Estados Unidos e depois no Rio de Janeiro, voltando a Belém em 1834, onde, depois de condenar o assassinato do presidente Lobo, novamente teve que fugir, outra vez para o Maranhão.

 De todos os benefícios que prestou, são incomparáveis, pelo seu alcance político e econômico, o da elevação do Amazonas à categoria de Província e do estabelecimento da navegação a vapor no Amazonas, este, apoiado por Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá), criador e incorporador da Companhia de Navegação e Comércio do Amazonas.

 

Via Direta

Gente de Opinião*** O prefeito Roberto Sobrinho assumiu de vez a campanha de Fátima Cleide*** A SEDUC esta atrasando até quase meses o pagamento de aluguel*** No caso de Obras, as construtoras devem contrair empréstimos, com aval do governo, para receber.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia terá corte de 30% no orçamento de 2026

Rondônia terá corte de 30% no orçamento de 2026

Em busca de refúgios A passagem de um triplo tornado pelo interior do Paraná às vésperas do início da COP30, praticamente varrendo uma cidade do ma

Uma vida sem café e Redano com o pé na estrada

Uma vida sem café e Redano com o pé na estrada

Uma vida sem caféCom surpresa, depois de eleger Donald Trump para mais um mandato, em clara resposta ao enfraquecimento dos EUA perante o avanço da

Noiva cobiçada, apoio Divino e o calendário eleitoral

Noiva cobiçada, apoio Divino e o calendário eleitoral

Reis da espionagemDepois de d. João VI, o rei que temia e suspeitava de todos, o caso mais bizarro de espionagem em um governo se deu no estranho c

Estamos encerando o ano de 2025 com um cenário dos mais nebulosos na política

Estamos encerando o ano de 2025 com um cenário dos mais nebulosos na política

Muda tudoAs teorias científicas e as pregações religiosas que anunciavam o fim do mundo ou pelo menos graves consequências decorrentes do descuido c

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)