Terça-feira, 16 de julho de 2019 - 18h55

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia sediará na próxima sexta-feira (19) a palestra “RONDÔNIA: história e curiosidades”. O evento acontecerá no auditório da Reitoria do IFRO, em Porto Velho (RO), às 8h30, e será conduzido pelo economista e jornalista Anísio Gorayeb Filho. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.
O comunicador destaca que o objetivo da palestra é despertar nos espectadores uma sensação de pertencimento. “Minha intenção é de compromisso com o conhecimento e com a cidadania, de fazer com que as pessoas conheçam a nossa história, para se apaixonarem um pouco mais por Rondônia, tanto aquelas que nasceram no Estado ou que abraçaram Rondônia como seu lugar”, ressalta.
Anísio explica que a ideia das palestras sobre a história do Estado surgiu em 2007 quando começou a escrever artigos jornalísticos para veículos de comunicação. “Sempre fui muito apaixonado pela História de Rondônia, e pesquiso muito sobre o assunto, há quase quatro décadas, na verdade”, conta.
Por ter familiaridade com o assunto, o economista foi convidado a falar em eventos em escolas, universidades e outros locais. “Já foi assistida por cerca de 50 mil alunos, ou até mais, já perdemos a conta. É uma palestra sobre história de Rondônia que além das pessoas aprenderem, elas se divertem vendo fatos curiosos da cidade de Porto Velho que quase ninguém tem conhecimento”, comenta.
A previsão é de que a palestra seja replicada nos campi do Instituto Federal de Rondônia durante o segundo semestre letivo. “Para nós, enquanto instituição educacional, é de extrema importância receber uma palestra que aborde a história de nosso Estado e que valorize os saberes e conhecimentos de nossa gente”, acrescenta Uberlando Tiburtino Leite, Reitor do IFRO.
Sobre o palestrante
Anísio Gorayeb Filho nasceu em Porto Velho (RO), tem graduação em Economia e também atua como jornalista e pesquisador da história de Rondônia. “Considero-me um memorialista. Não gosto muito do termo historiador, para não haver conflito com quem fez ou faz a faculdade de História”, explica. Anísio escreve para sites, jornais, revistas e apresenta programas de rádio e televisão. Já exerceu cargos nas esferas municipal, estadual e federal. É escritor e membro da Academia Rondoniense de Letras.
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Nos trilhos da memória: a voz de quem manteve viva a história da Madeira-Mamoré
Poucos lugares sintetizam com tanta força a origem de Porto Velho quanto o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Para além do conjunto de est

A Jirau Energia e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) inauguraram, na quinta-feira (23), em Porto Velho, um espaço expositivo com 16 blocos de

Homenagem a Antônia Quintão Sampaio: A Pioneira da Educação e a Força do Guaporé
Homenageamos hoje uma das figuras mais notáveis e dedicadas ao desenvolvimento da região que viria a ser Rondônia, ainda nos tempos do Território Fe

Desfile de 7 de setembro: símbolo de democracia e cidadania em Rondônia
Em comemoração à Independência do Brasil, alguns municípios de Rondônia irão realizar o desfile cívico-militar. Em Porto Velho, o evento acontec
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)