Terça-feira, 21 de julho de 2009 - 15h41
Na noite de segunda-feira, a Federação Rondoniense de Desporto e Cultura Universitária (FRDCU) entregou a premiação aos atletas campeões das Olimpíadas Universitárias 2009. O evento aconteceu no Clube Ferroviário, em Porto Velho. O próximo passo é a participação na etapa nacional da competição, que será realizada em Fortaleza (CE) entre os dias 13 e 24 de agosto.
A presidente da FRDCU, Silmara Alves, avaliou como positiva a 5ª edição das olimpíadas. "A participação das instituições foi alta, assim como o nível dos atletas que disputaram cada modalidade. Agora vamos para Fortaleza mostrar que o esporte universitário de Rondônia tem qualidade", disse.
Para Luis Gouveia, coordenador das olimpíadas, mais importante que as instituições que apóiam o esporte, são os atletas que se dedicam às suas modalidades. "Eles perdem aula, se cansam treinando de madrugada. Se entregam para o esporte a cada tempo livre. Eles merecem toda consideração", pontuou.
Órgãos de imprensa que apoiaram a divulgação do evento foram homenageados na noite de premiação. Jornais, TVs, rádios e sites receberam uma comenda da Federação Rondoniense de Desporto e Cultura Universitária. "A gente quer que o esporte cresça em Rondônia e uma das formas é incentivando", afirmou Sérgio Demomi, diretor do Sistema Gurgacz de Comunicação.
Participaram das Olimpíadas mais de quatro mil atletas representando sete instituições de ensino: Faro, São Lucas, Ulbra, Uniron, Metropolitana, Fimca e Faar. O evento contou com a parceria das instituições e da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Secel).
Rondônia está em 60º lugar entre as 360 faculdades do país que participam das Olimpíadas Universitárias. Na edição do ano passado, o estado ficou assim no ranking nacional: vice-campeão brasileiro de Futsal Masculino (Faro); medalha de bronze na natação (Faro); 4º lugar no Futsal Feminino (Faro); e 4º lugar no basquete feminino (Faro).
Fonte: Malu Calixto/Marcela Ximenes
O estudante-atleta Mohammad Taha Rahmati, de 16 anos, conquistou medalha de prata no estilo greco-romano na quarta-feira (17), durante os Jogos da J
Estudante de Rondônia disputa vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025 sob comando da mãe-técnica
A delegação de Rondônia participa dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, com representantes no vôlei de praia. Entre as estudantes-atletas está A
Talento revelado no Joer é destaque na natação durante Jogos da Juventude 2025
A rondoniense Rafaela Bariani, de 16 anos, estudante de uma instituição de ensino privada de Porto Velho, foi um dos destaques de Rondônia nos Jogos
Equipes da delegação escolar de Rondônia estão participando dos Jogos da Juventude 2025, que acontecem até o dia 25 de setembro, em Brasília. Na abe