Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Festival Paralímpico 2022 reúne mais de 150 estudantes em Rondônia


Festival Paralímpico 2022 reúne mais de 150 estudantes em Rondônia - Gente de Opinião

Rondônia recebeu neste último sábado (24), o Festival Paralímpico 2022, no Ginásio Poliesportivo Cláudio Coutinho, em Porto Velho. O Festival é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, com apoio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, órgão responsável por sediar o evento no Estado. Nesta quarta edição, 150 pessoas, entre crianças com e sem deficiências, se fizeram presentes no evento que contou com atividades recreativas e lúdicas que simularam modalidades paralímpicas.

 

A iniciativa visou celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorados no mês de setembro. Além de promover a prática esportiva para essas crianças, na faixa etária de oito a dezessete anos, o evento tem por objetivo conscientizar a todos sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.  

 

Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar três modalidades esportivas, como: Atletismo, Parabadminton e Parataekwondo, este último estreou recentemente nas Paralímpiadas de Tóquio.  

 

De acordo com o organizador em Rondônia, Ascânio Marcos, o Festival que acontece anualmente contou com a presença de estudantes da Capital e de outras localidades de Rondônia como Ariquemes, Baixo Madeira e Jaci-Paraná.

 

“Nós estamos na quarta edição e o objetivo é fomentar e divulgar o máximo possível o Festival para toda a população, a fim de que entenda, que uma criança com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual, mesmo com suas limitações, é capaz de se destacar e conquistar vitórias no esporte”, pontua o organizador.

 

O Estado de Rondônia tem investido em políticas socioeducacionais desde 2019, a exemplo disto, o alto número de estudantes-atletas campeões em modalidades paralímpicas. Para a secretária de Educação, Ana Lúcia Pacini, estes investimentos são fundamentais à elevação do índice educacional em Rondônia, além de a cada evento deste, incentivar a promoção e participação dos alunos. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para o projeto Construindo Campeões vão até esta sexta-feira (5)

Inscrições para o projeto Construindo Campeões vão até esta sexta-feira (5)

Continuam abertas, até esta sexta-feira (5), as inscrições para vagas remanescentes do Projeto Construindo Campeões, promovido pela Prefeitura de Po

Prefeitura e CBF firmam parceria para fortalecer o futebol em Porto Velho

Prefeitura e CBF firmam parceria para fortalecer o futebol em Porto Velho

Em mais um passo importante para fortalecer o esporte na capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho anunciou, nesta quinta-feira (4), uma parcer

Copa Madeirão: definidos finalistas do campeonato em noite emocionante de semifinais em Porto Velho

Copa Madeirão: definidos finalistas do campeonato em noite emocionante de semifinais em Porto Velho

A Copa Madeirão de Futebol de Várzea, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel),

Atleta é homenageado no encerramento da fase estadual paralímpica do Joer 2025

Atleta é homenageado no encerramento da fase estadual paralímpica do Joer 2025

A fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 foi encerrada no domingo (24), em Porto Velho, com a homenagem ao atleta par

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)