Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Chuva de gols marca torneio de integração entre escolinhas de futsal em Porto Velho


Chuva de gols marca torneio de integração entre escolinhas de futsal em Porto Velho - Gente de Opinião

Jovens atletas das escolas Laura Vicuña, Sapiens, Dom Bosco e escolinha Mato Grosso abrilhantaram o I Torneio Solidário de Futsal da Escolinha Mato Grosso, no último sábado, 9, na quadra da Escola Nossa Senhora das Graças. A garotada fez bonito e o resultado final foram ótimas jogadas, dribles de cair o queixo e uma chuva de gols marcados totalizando 30 vezes em que a bola ficou no fundo das redes.

 

O torneio marcou o encerramento das atividades deste ano do projeto social coordenado pelos professores Elciney, Arthur e Moisés. O projeto, sem fins lucrativos, atende duas vezes por semana garotos na faixa etária de 8 a 17 anos, que moram na região do bairro Mato Grosso. A ideia do torneio, ressalta o professor Elciney, foi promover a integração de alunos da Escolinha Mato Grosso e alunos de outras escolinhas de futsal.

 

A primeira etapa teve como campeã a equipe do Instituto Laura Vicuña (categoria Sub 7 e 8 anos) que jogou uma partida acirrada contra o time do colégio Sapiens, perdendo por 3 a 2. Em seguida, venceu a equipe da Escolinha Mato Grosso, por 3 a 0. Com a derrota do Sapiens por 3 a 1 no jogo contra Mato Grosso, Laura Vicuña ficou em primeiro lugar graças ao saldo de gols, cinco no total.

 

Na etapa seguinte do torneio, a equipe da Mato Grosso se sagrou campeã desbancando o Laura Vicuña por 1 a 0 e vencendo o Sapiens com o placar de 3 a 0. Já na terceira fase, com atletas da categoria 12 a 14, a escolinha Mato Grosso não deu mole para as demais equipes e bateu o Dom Bosco por 2 a 1 e o Sapiens por 3 a 2, e mais uma vez ficou em primeiro lugar com duas vitórias com o saldo de cinco gols.

 

O time do Dom Bosco ficou na lanterna, com o saldo de 3 gols. As partidas foram acirradas, e apesar de enfrentarem times mais experientes que já treinam juntos desde o início do ano, os alunos jogaram com muita raça, mas não conseguiram superar a prevalência tática dos adversários.

 

O professor Elciney ressalta a importância da prática esportiva e a necessidade de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares. Ele defende a prática esportiva como instrumento educacional para o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes.

 

Conforme o treinador da equipe do Instituto Laura Vicuña, professor Daniel, vale ressaltar que o esporte, aliado à educação, é uma poderosa ferramenta de proteção social e resgate de crianças e jovens, pois, quando não estiverem na escola, estes se manterão ocupados e diminuindo o ócio e evitando o risco de estarem nas ruas, convivendo e aprendendo o que não devem.

 

De acordo com o também professor Edivan Melo, a prática de esportes não é apenas um símbolo de cuidado com a saúde. “Os esportes têm sido, cada vez mais, uma ferramenta de integração e inclusão social. Durante a prática esportiva, crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas que envolvem o esporte. Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, a resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade. Ao aliarmos esporte e educação de qualidade é possível que nossas crianças e jovens se sintam participantes da sociedade”, explica.

 

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jovens atletas porto-velhenses são destaques no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica

Jovens atletas porto-velhenses são destaques no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) celebrou a vitória de quatro alunas do Projeto Construindo Campeões no Torneio Estadual d

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer chega para fortalecer as ações e se aproximar da população

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer chega para fortalecer as ações e se aproximar da população

A criação da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), que é a fusão da Semdestur com a Semes, como parte da reestruturação administr

Festival de encerramento celebra conquistas de milhares de alunos da rede esportiva municipal

Festival de encerramento celebra conquistas de milhares de alunos da rede esportiva municipal

“É muita emoção. Toda vez que ele participa, a gente sente que está no caminho certo”. A frase é de Eunice de Souza, servidora pública e mãe do jovem

Vice-Presidente da Federação Rondoniense de Voleibol assume Subsecretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer

Vice-Presidente da Federação Rondoniense de Voleibol assume Subsecretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer

Letícia Cristina Machado Batista, atleta e vice-presidente da Federação Rondoniense de Voleibol, é a nova subsecretária estadual da Juventude, Cultu

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)